PUBLICIDADE

Repescagem para Copa de 2018 põe América do Sul contra Oceania

25 jul 2015 - 13h41
(atualizado às 14h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Em sorteio realizado neste sábado, na Rússia, foram conhecidos mais detalhes dos caminhos de cinco zonas de qualificação para a Copa do Mundo de 2018 - as Eliminatórias asiáticas já tinham tabela desenhada. A primeira definição do evento realizado no Palácio Konstantin, em São Petersburgo, foi quanto aos dois confrontos de repescagem para o torneio.

Com participação do secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, na escolha dos potes, ficou estabelecido que o representante da América do Sul (o quinto colocado das Eliminatórias Sul-americanas) disputará vaga contra a única seleção da Oceania pré-classificada. A outra vaga será definida com duelo entre a quarta equipe da Concacaf e a quinta seleção melhor colocada da Ásia.

As Eliminatórias sul-americanas para o próximo Mundial começarão em outubro. Como nas edições anteriores, dez seleções disputarão 18 partidas (em dois turnos, de ida e volta) até novembro de 2017. Previamente, por arranjo de tabela, já se sabia que Brasil e Argentina se enfrentariam na terceira e 11ª rodada, sendo o primeiro clássico com mando de campo argentino.

África, Concacaf e Oceania

Ainda neste sábado, sortearam-se as duas primeiras fases (de mata-mata) para o continente africano. Seleções piores colocadas do ranking se enfrentam para avançar à segunda rodada, em que já estarão outras 20 equipes, sendo 13 delas mais fortes (Camarões, Tunísia, Guiné, Congo, Egito, Gana, Nigéria, Mali, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Senegal, Cabo Verde e Argélia). Na última fase, serão disputadas quatro vagas diretas para a Copa em formato de grupos.

Na Concacaf (região com times da América do Norte, América Central e Caribe), as Eliminatórias são disputadas em cinco fases. Na última delas, seis seleções se enfrentam em partidas de ida e volta, com três vagas diretas. Com a disputa já em andamento, foram sorteadas a terceira e a quarta rodadas. Estados Unidos, México e Costa Rica estarão em chaves diferentes (com quatro times cada), já na penúltima rodada.

Antes de serem conhecidas as tabelas de América do Sul e Europa, os dois continentes mais campeões da história, foram conhecidos os dois grupos da penúltima fase, da qual passarão os dois primeiros melhores de cada chave. A Nova Zelândia tem como adversários Ilhas Salomão, Fiji e Vanuatu. Na fase final, apenas o primeiro colocado terá direito a ir à repescagem contra o representante da América do Sul.

Ao todo, 32 países estarão na Copa do Mundo da Rússia, entre os dias 14 de junho e 15 de julho de 2018. O torneio será disputado em 12 estádios de 11 cidades diferentes. A única seleção já garantida é a da Rússia, país-sede.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade