PUBLICIDADE

Responsável por atentado na Maratona de Boston 2013 é condenado à morte

15 mai 2015 - 19h41
(atualizado às 19h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos autores do atentado terrorista na edição de 2013 da Maratona de Boston teve sua sentença definitiva divulgada nesta sexta-feira. Dzhokar Tsarnaev, de 21 anos, foi condenado à morte por júri nos Estados Unidos pelo ataque que matou três pessoas e deixou 264 feridos no evento esportivo.

Câmeras de segurança do evento identificaram o jovem e seu irmão, Tamerlan Tsarnaev, como autores do bombardeio à linha de chegada da maratona. O mais velho, então com 26 anos, foi morto a tiros pela polícia dias depois, quando ambos tentavam fugir de Boston e, no processo, mataram o policial Sean Collier. Dzhokar, por sua vez, foi capturado após horas de perseguição.

Lida na Corte Federal da cidade onde ocorreu o atentado, com a presença do réu, a sentença do checheno é à morte por injeção letal. A execução no entanto, ainda não tem data marcada. Sua defesa pedia prisão perpétua inapelável, mas foi frustrada após mais de 15 horas de deliberação do júri.

Em abril, Dzhokar já havia confessado ser culpado das 30 acusações levantadas contra ele, 17 delas passíveis de pena de morte nos Estados Unidos. Apesar de não haver pena capital no Estado de Massachusetts, o julgamento foi conduzido em nível federal, o que permite que a execução aconteça.

Para realizar o atentado, os irmãos de origem chechena colocaram explosivos potentes dentro de duas panelas de pressão e posicionaram cada uma em um extremo da linha de chegada da maratona. As explosões causaram as mortes de Krystle Campbell, de 29 anos, de Lu Lingzi, 23, e de Martin Richard, um garoto de apenas oito anos de idade. Entre os feridos, 17 tiveram membros amputados.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade