0

Rodada decisiva do Catarinense define campeão do returno e semifinalistas

19 abr 2013
18h13
atualizado às 19h32

Dia de definições no Campeonato Catarinense. Assim será este domingo, quando acontecerão as cinco partidas da nona e última rodada do segundo turno do Estadual, a partir das 16h. O título do returno, assim como os demais classificados para a fase final do Estadual, que já conta com a Chapecoense, serão conhecidos - os dois rebaixados já estão definidos.

CRICIÚMA PRÓXIMO DO TÍTULO

O Criciúma depende apenas de si para ser campeão do segundo turno do Catarinense e se garantir na semifinal do Catarinense, que já conta com a Chapecoense - campeão do turno. Para conquistar esse objetivo, o Tigre precisa de uma vitória simples diante do Metropolitano, diante da sua torcida, no Heriberto Hülse. Em caso de empate, o Criciúma ficará na torcida para que o Atlético Ibirama não goleie a Chapecoense, fora de casa, na Arena Condá, por cinco gols de diferença.

Para conquistar a Taça, o Criciúma não contará com o atacante Marcel, lesionado. O técnico Vadão tem Tartá e Giancarlo como opções. O segundo, por ser da mesma posição que Marcel, tem vantagem. O trunfo do Tigre está na boa fase: são seis jogos sem derrotas, com quatro vitórias seguidas.

AVAÍ NA BOA PARA IR À SEMIFINAL

O Avaí, matematicamente, ainda tem chances de ser o campeão do returno, já que soma 14 pontos contra 17 do Criciúma. No entanto, a diferença no saldo de gols é grande (14 contra 2) e, com isso, o Leão trabalha para superar o Camboriú, na Ressacada, para seguir com chances de ser um dos dois melhores times no índice técnico que garentem vaga na semifinal - ao lado do campeão do turno e do returno. Uma vitória simples garante esse objetivo.

O técnico Ricardinho já confirmou que Clayton será o substituto de Alef, expulso diante do Metropolitano. Já para a vaga do lesionado Eduardo Costa, o treinador tem duas opções: O apoiador Higor e o atacante Roberson são as suas opções. O segundo deixaria o time mais ofensivo.

FIGUEIRENSE MUITO PRÓXIMO DA FASE FINAL

Sem chances de conquistar o segundo turno, o Figueirense do técnico Adilson Batista está praticamente confirmado na semifinal do Catarinense. Para ser o time de melhor índice técnico, o Furacão precisa derrrotar o Juventus, fora de casa, no João Marcatto. O Figueira soma 29 pontos na classificação geral - apenas a Chapecoense, com 30, lhe supera.

O técnico Adilson Batista deve optar pelo esquema 4-5-1 para o duelo contra o Juventus. Bruno Nazário é o mais cotado para ganhar uma chance como titular. Certeza é o retorno de Maylson, que poderá ser improvisado na lateral direita.

JOINVILLE AINDA SONHA

Para se garantir na semifinal do Campeonato Catarinense, o Joinville não depende apenas de si. Apenas o título do Criciúma no returno deixará o Coelho com chances de avançar como o time de segundo melhor índice técnico do Catarinense. Com o Tigre conquistando o segundo turno, o Joinville terá apenas o Avaí como adversário na luta por essa vaga, já que o Figueirense já não pode ser alcançado (são 29 contra 24 pontos). A conta? Vencer o Guarani de Palhoça e torcer pela derrota ou empate do Leão - desde que o Criciúma confirma o título.

METROPOLITANO E ATLÉTICO IBIRAMA NA EXPECTATIVA

O Metropolitano está em situação melhor que o Joinville na classificação geral (25 contra 24 pontos), mas para avançar à semifinal do Catarinense, o time precida superar o Criciúma, fora de casa. No entanto, como não tem saldo de gols para superar o rival na classificação geral, ainda teria de torcer para o Atlético Ibirama não conquistar o segundo turno, o que deixaria a taça com o próprio Tigre. Com isso, em caso de tropeço do Avaí, o Metropolitano conseguiria avançar como o time de segundo melhor índice técnico.

O Atlético Ibirama é o último time com chances de avançar. A matemática que lhe garantirá como o time de segundo melhor índice técnico (o Figueirense não pode ser alcançado)? Torcer pelo título do Criciúma no segundo turno, por derrotas de Avaí e Joinville, além de fazer a sua parte e derrotar a Chapecoense.

VEJA OS JOGOS DA SEXTA RODADA DO SEGUNDO TURNO DO CATARINENSE

Domingo - 21/4

16h

Chapecoense x Atlético Ibirama - Arena Condá

Avaí x Camboriú - Ressacada

Criciúma x Metropolitano - Heriberto Hülse

Juventus x Figueirense - João Marcatto

Guarani de Palhoça x Joinville - Renato Silveira

Fonte: Lancepress! Lancepress!
publicidade