PUBLICIDADE

Rogge lembra denúncias contra COI e diz que Fifa "vai se levantar"

31 mai 2011 - 13h14
(atualizado às 14h14)
Compartilhar
Celso Paiva
Direto de Zurique

Na abertura do seu 61º Congresso, a Fifa e seu presidente Joseph Blatter contaram com um importante apoio em meio ao momento crítico vivido pela entidade máxima do futebol. O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, marcou presença na cerimônia e ressaltou a importância do futebol para o movimento olímpico.

Rogge lembrou que o COI já passou por uma série de denúncias há alguns anos e conseguiu superar as dificuldades. O dirigente afirmou que assim como o COI, a Fifa vai conseguir passar incólume por esse momento de crise.

"Quero ressaltar que o futebol sempre foi e continua muito importante para os Jogos Olímpicos...Como um amante do futebol, deixa eu falar. A Fifa está vivendo alegações e controvérsias. Há 13 anos tivemos o mesmo problema, o COI mostrou uma grande organização para se levantar ainda melhor. Não quero apontar dedos. Tenho certeza que a Fifa também vai se levantar melhor que antes após esse episódio".

Jacques Rogge ressaltou ainda o grande entrosamento entre COI e Fifa ao longo dos anos, citando edições dos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo que aconteceram em sequência no mesmo país. "A Copa do Mundo sempre teve uma sinergia. Tivemos Olimpíada de 1968 na Cidade do México e a Copa do Mundo de 1970 no país. O mesmo aconteceu com Munique em 72. E voltou a se repetir com a Copa do Mundo de 1994 e a Olimpíada de Atlanta em 96".

"Agora no Brasil, a Copa do Mundo vai ser uma experiência memorável e muito importante para realizarmos, na sequência, os Jogos Olímpicos de 2016", completou Jacques Rogge.

O presidente do COI lembrou ainda de ações conjuntas entre as duas entidades no combate de irregularidades no esporte. "Tivemos uma parceria importante no combate ao doping e, mais recentemente, no combate das apostas ilegais pelo mundo".

Infográfico Crise na Fifa
Infográfico Crise na Fifa
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade