PUBLICIDADE

Roma confirma favoritismo e segue na escolta da Juventus

8 fev 2015 - 14h20
(atualizado às 14h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Roma encerou sequência de empates no Italiano
Roma encerou sequência de empates no Italiano
Foto: Daniela Santoni / AP

A Roma teve duas propostas distintas para enfrentar o Cagliari na tarde deste domingo, na região da Sardenha, e vencer por 2 a 1. Atuando fora de casa, os comandados de Rudi García agiram no primeiro tempo para construir a vantagem, protagonizando a maior parte dos lances ofensivos. Na etapa final, porém, os visitantes abdicaram do ataque para garantir o resultado e somar mais três pontos para seguir firme na caça a Juventus, que lidera o Italiano com sete pontos de vantagem para a Roma.

Apesar de se mostrar superior no duelo onze contra onze, levando a melhor em quase todas as estatísticas - chutes ao gol, posse de bola e jogadas de linha de fundo - o time da Roma só conseguiu converter o domínio em gol já no fim da primeira etapa. Ljajic recebeu belo passe do jovem Verde para bater na saída do goleiro e anotar seu oitavo gol no Calccio, configurando-se como artilheiro da equipe na competição.

Satisfeitos com a vitória simples, os comandados de Rudi García abriram mão do ataque e até irritaram os torcedores presentes, mas asseguraram a vitória com gol do argentino Paredes, que novamente foi assistido por Verde. O goleiro De Sanctis teve atuação decisiva para garantir a vitória, mas não pode conter o gol de honra do Cagliari, marcado por M’Poku no último lance do jogo.

Com o resultado, a Roma finalmente volta a vencer após amargar quatro empates seguidos. Os três pontos também são importantes para manter em sete a diferença com relação a líder Juventus, sendo que os dois times ainda tem um confronto direto no segundo turno. Com a derrota, o Cagliari fica ainda mais próximo da zona de rebaixamento, com apenas 19 pontos somados.

Roma supera pressão por jogar fora e constrói vantagem no primeiro tempo

Roma controlou jogo, mas levou um gol no final
Roma controlou jogo, mas levou um gol no final
Foto: Tony Gentile / Reuters

Na tentativa de não se distanciar muito da Juventus, que venceu o Milan no último sábado e garantiu a liderança isolada do Italiano por mais uma rodada, a Roma entrou em campo contra o Cagliari, no estádio Sant’Elia, decidido a brigar pela vitória. Escalada por Rudi García no 4-3-3, a equipe visitante buscou o ataque desde o apito inicial, mas só encontrou as redes aos 37 minutos.

Até lá, os romanos exerceram uma pressão sobre o Cagliari, mas custavam para vencer a retranca montada por Gianfranco Zola, que atualmente dirige a equipe pela qual encerrou a carreira profissional, em 2005. O garoto Verde, escalado como titular pela primeira vez, procurava criar com base na velocidade, mas não encontrava opções para construir as jogadas.

Na primeira oportunidade que percebeu um companheiro livre, Verde foi decisivo. Com o número 53 às costas, o garoto cutucou a bola em direção a Ljajic, que dominou livre dentro da área e bateu no alto do goleiro Brkic para marcar seu oitavo gol no Italiano. Apesar de dominar o jogo na primeira etapa, sendo superior inclusive com relação à posse da bola, a Roma só conseguiu efetivar sua superioridade na reta final.

De Sanctis brilha e ajuda Roma a garantir três pontos na bagagem

Totti comandou as ações do meio-campo da Roma
Totti comandou as ações do meio-campo da Roma
Foto: Tony Gentile / Reuters

Contestado por parte da imprensa e da torcida, De Sanctis provou seu valor na etapa final diante do Cagliari e mostrou para o técnico Rudi García que tem sim condições de manter a titularidade. Seguro em suas intervenções, o camisa 26 impediu, pelo menos, duas jogadas perigosas dos donos da casa que, por pouco, não terminaram na rede.

Confortáveis apesar da vantagem simples, os romanos optaram por se postar na defesa e aproveitar os contra-ataques. Com mais espaço para trabalhar a bola, Zola orientou seus jogadores para se portarem de forma mais ofensiva, atacando as laterais a todo tempo e forçando o jogo aéreo. A postura conformada da Roma pode até ter irritado a torcida, mas garantiu ao time solidez defensiva, já que praticamente abdicou do ataque.

Em uma das poucas oportunidades que o Cagliari teve de invadir a área da Roma sem marcação, o atacante Cop aproveitou o vacilo da zaga giallorrosi e recebeu cara a cara com De Sanctis, mas exagerou na hora de tirar do goleiro e acabou mandando a bola por cima do travessão, desperdiçando uma chance clara para empatar o jogo.

A cinco minutos do fim, o Cagliari sofreu o castigo por ter desperdiçado suas chances. Em jogada originada por Verde, que recebeu lançamento em profundidade e cruzou à área, o argentino Paredes arrematou de forma precisa, batendo cruzado, para anotar seu primeiro gol na temporada, aumentando o placar para 2 a 0 e dando mais tranquilidade a Roma nos instantes finais da partida. No último lance do jogo, M’Poku fez o gol de honra do Cagliari ao conferir de cabeça no meio da zaga.

Veja outros resultados:

Fiorentina 3 x 2 Atalanta

Empoli 2x 0 Cesena

Napoli 3 x 1 Udinese

Sampdoria 1 x 1 Sassuolo

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade