PUBLICIDADE

Mercado da Bola

Romênia e Portugal são os países europeus que mais contratam

22 dez 2014 - 10h26
(atualizado às 16h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo dados divulgados pela Fifa, com foco nas ligas europeias, o país que mais recruta jogadores é a Romênia, e com certa vantagem. A média geral de contratações entre todos os clubes da Europa é de 10,3 reforços em 2014.

<p>James foi um dos poucos reforços do Real em 2014</p>
James foi um dos poucos reforços do Real em 2014
Foto: Gonzalo Arroyo Moreno / Getty Images

Segundo a Fifa, a Romênia teve uma média de 14,2 contratações neste ano, com dois clubes no top 3 geral, o Tàrgu Mures e o CSMS Iasi, com 22 e 21 contratações, respectivamente. Ambos estão atrás apenas do Vozdovac, da Sérvia.

Embora não tenha nenhum clube entre os 10 mais compradores, Portugal é o segundo da lista geral, com 13,8. Os principais responsáveis por isso são Vitória de Setúbal e Porto, ambos com 18 reforços. Os outros grandes não ficam para trás. O Sporting acertou com 17 jogadores, e o Benfica com 15. Quem menos contratou, levou nove: Rio Ave e Arouca.

Na Espanha, chamam a atenção alguns clubes pequenos. Enquanto o Real Madrid é o 19º na lista nacional, com apenas quatro reforços, e o Barcelona é o 11º, com 11, o líder é o Córdoba. O clube contratou 18, e ironicamente está em 18º no torneio. Rayo Vallecano (17) e La Coruña (15) completam o pódio. A média geral do país é 10,8 e está em nono na Europa.

<p>David Luiz chegou ao PSG nesta temporada</p>
David Luiz chegou ao PSG nesta temporada
Foto: Albert Gea / Reuters

Coladinha, em décima, está a Inglaterra, com 10,7. Mas entre os clubes, a tendência é semelhante à da Espanha. Em último lugar está o Manchester City, com seis (lembrando que o clube teve algumas restrições da Uefa). Arsenal, Liverpool e Chelsea também estão na parte de baixo dessa lista. Quem destoa é o Manchester United, quinto lugar com 12 reforços. Sunderland e Swansea, com 15, estão no topo.

Por outro lado, quem está lá embaixo nesta lista é a Suécia, com 6,3. Mas entre países com ligas mais fortes, França e Alemanha se destacam. O Paris Saint-Germain, por exemplo, conhecido nos últimos anos pelos seus altos investimentos, levou só cinco em 2014, contribuindo para a média de 7,6 da Ligue 1. O líder por lá é o Rennes, com 17.

A Alemanha tem 7,8 em 2014, e salta aos olhos a posição do Bayern de Munique na lista nacional. O gigante clube alemão é o último, com apenas cinco reforços no ano.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade