PUBLICIDADE

San Lorenzo entra em campo pela 1ª vez neste sábado como o "time do papa"

14 mar 2013 - 19h34
Compartilhar

Agora sob as bençãos do papa Francisco, o San Lorenzo visitará neste sábado o Colón, pela sexta rodada do Torneio Final do Campeonato Argentino, buscando melhorar seu desempenho e afastar, definitivamente, o risco de rebaixamento na competição, que é liderada pelo Lanús.

Time de coração de Jorge Mario Bergoglio, o "El Ciclón" ocupa a 12ª colocação do Final, com seis pontos em cinco jogos. A preocupação, no entanto, é quanto a situação no Promedio, sistema para definir o descenso do campeonato, que utiliza a média de pontos das últimas três temporadas. A equipe de Almagro está em 14º, quatro posições acima do primeiro da zona de rebaixamento.

Bergoglio, eleito ontem o primeiro papa latino-americano da história do catolicismo, nasceu em Buenos Aires e já demonstrou diversas vezes seu amor pelo San Lorenzo. Foi ele inclusive quem celebrou a missa de comemoração do centenário da agremiação.

Em vários eventos, o papa Francisco recebeu camisas e até carteirinha de sócio do San Lorenzo. Ele mesmo lembrou que seu pai foi jogador de basquete do clube e que por isso frequentava suas instalações, no bairro de Boedo.

O San Lorenzo "foi a loucura" na quarta, quando Bergoglio foi anunciado como sucessor de Bento XVI no Vaticano, e seus torcedores tomaram conta das redes sociais, com imagens e mensagens sobre o amor do papa pelo clube.

Certa vez, o ilustre torcedor do San Lorenzo brincou com Beto Acosta, então artilheiro do 'Ciclón, logo após a aposentadoria do atacante. "Porque se aposentou, agora que não fizemos um gol em ninguém?", disse Bertoglio ao jogador.

"Habemus papam", dizem os moradores do bairro de Boedo com a mão no coração, afirmando que a equipe permanecerá na primeira divisão por "ser eterna" e que voltará a ser campeã.

A missão para o time do papa, no entanto, neste sábado promete ser espinhosa, já que o Colón é o vice-lanterna do Torneio Final, e precisa de reabilitação para não ficar em situação de risco na próxima temporada. A partida acontece no famoso alçapão conhecido como "Cemetério de Elefantes", apelido do Estádio Brigadier General Estanislao López, em Santa Fé.

Outro duelo que chama a atenção nesta sexta rodada é o encontro de domingo do líder Lanús contra o terceiro colocado Godoy Cruz, equipes treinadas por dois velhos amigos, que formaram uma das mais importantes duplas de ataque do Boca Juniors, Guillermo Barros Schelotto e Martín Palermo.

Os dois times são os únicos invictos no Torneio Final e Schelotto, comandante do Lanús, não perdeu a chance de provocar o amigo. "Aposta? Já valerão os três pontos, mas se ganhar, lhe pago o jantar", disse à emissora "ESPN", da Argentina.

Jogando em seu Estádio La Fortaleza, o líder da competição buscará chegar aos 16 pontos ganhos. O Godoy Cruz, por sua vez, aparece com 11 pontos, um atrás do River Plate, e pode até assumir a primeira colocação, caso vença e time de Buenos Aires seja derrotado em seu compromisso contra o Newell's Old Boys, também no domingo.

Aliás, o time de Rosário, que receberá o River, vai tentar subir na tabela, já que depois de brigar até o fim pelo título do Torneio Inicial, ocupa o quinto lugar, três pontos atrás do líder Lanús. Para isso, o Newell's quer seguir o embalo, depois de vencer nesta terça-feira a Universidad do Chile, por 2 a 0, pelo grupo 7 da Taça Libertadores.

Quarto na tabela e principal surpresa do campeonato, o Quilmes recebe o desesperado Independiente, que ocupa a antepenúltima colocação no Promedio. O atual campeão Vélez Sarsfield, por sua vez, recebe o Estudiantes, e o Boca Juniors joga em casa contra o Argentinos Juniors.

Programação da sexta rodada do Torneio Final do Campeonato Argentino:.

Sexta-feira (15/03).

Tigre - Unión de Santa Fé.

Sábado (16/03).

Colón - San Lorenzo.

Quilmes-Independiente.

Domingo (17/03).

Godoy Cruz - Lanús.

Newell's Old Boys - River Plate.

Racing - Belgrano.

Vélez Sarsfield - Estudiantes.

Boca Juniors - Argentinos Juniors.

Segunda-feira (18/03).

Arsenal de Sarandí - San Martín.

All Boys - Atlético Rafaela.

EFE   
Compartilhar
Publicidade