Futebol

publicidade
05 de fevereiro de 2014 • 03h11

Santa Fé se classifica e será adversário do Galo na Libertadores

 

O Independiente Santa Fé da Colômbia, semifinalista da última Taça Libertadores, venceu nesta terça-feira o Monarcas Morelia, do México, em Bogotá por 1 a 0, na partida de volta da primeira fase eliminatória do torneio continental e se classificou para o Grupo 4 da competição, onde terá como adversários o atual campeão Atlético Mineiro, Nacional (Paraguai) e Zamora (Venezuela).

A equipe colombiana aproveitou a vantagem do gol marcado fora de casa pelo argentino Omar Pérez no jogo de ida disputado no México, quando perderam por 2 a 1.

O Santa Fé, que contou com o incentivo da torcida que lotou o estádio El Campín de Bogotá, pressionou os mexicanos desde o primeiro minuto. Apesar do domínio, os colombianos não conseguiram criar muitas jogadas de perigo e desperdiçaram algumas chances com Wilder Medina e Jefferson Cuero.

Apesar da vantagem do empate, os mexicanos não se restringiram à defesa foram ganhando presença no campo a partir da segunda metade do primeiro tempo. Aos 36, Armando Zamorano obrigou o goleiro Camilo Vargas a fazer grande defesa.

A resposta do Santa Fé veio em seguida, quando Copete cabeceou para fora após cobrança de falta de Pérez.

O segundo tempo começou ainda mais movimentado e a equipe da casa perdeu uma chance logo no início. Pouco depois, Ramírez foi expulso ao tentar atingir Pérez, deixando o Morelia com um a menos.

Com a vantagem numérica, os colombianos não demoraram a abrir o placar. Aos 12 minutos, Pérez cobrou escanteio e De la Cuesta desviou de cabeça, marcando o gol da classificação do time da casa.

O Santa Fé ainda teve um jogador expulso aos 14 minutos. Seijas recebeu o cartão vermelho em uma tentativa de desarme em Riascos, deixando as duas equipes com dez jogadores.

Com isso, o Morelia foi pra cima e cedeu várias chances para os colombianos, que quase marcaram aos 27, com Medina obrigando Rodríguez a fazer boa defesa, e aos 29, em finalização de Pérez que acertou a trave.

Nos minutos finais, o Morelia partiu para o desespero e teve duas chances de marcar o gol da classificação. Aos 40, Morales cobrou falta e Vargas fez ótima defesa. Pouco depois, o mesmo Morales recebeu sozinho na área, mas não conseguiu fazer o domínio, perdendo a oportunidade de empatar o jogo e colocar os mexicanos na fase seguinte do torneio continental.

O Santa Fé estreia na fase de grupos na próxima terça-feira contra o Nacional, do Paraguai.

EFE