PUBLICIDADE

Santos contraria 'vexame' para o Barça e vira destaque defensivo no BR

13 ago 2013 - 12h04
Compartilhar

Quem viu a zaga do Santos ser "triturada" por Messi & Cia em goleada imposta pelo Barcelona não imaginaria que, após duas semanas do "vexame", este mesmo setor, tão criticado por torcedores, seria motivo de elogios e reconhecimento no Brasileirão.

Após a parada da Copa das Confederações, o Peixe realizou seis jogos e sofreu cinco gols, tendo uma média de 0,83 sofridos por jogo. Com 11 tentos contra, o Santos é a terceira melhor defesa do campeonato, ficando atrás apenas de Cruzeiro (10) e Corinthians (6).

E, por mais estranho que pareça ao torcedor após a derrota para os catalães, os principais responsáveis pelo bom desempenho são os "medalhões" da defesa, que compõem o sistema que vem dando certo: juntos, Durval, Léo e Edu Dracena, atuaram em oito partidas e sofreram apenas sete gols.

Além do trio, muito do mérito defensivo se deve ao técnico Claudinei Oliveira, que, mesmo com pouco tempo de trabalho, conseguiu organizar a defesa. Após a sua entrada no comando, o Peixe, entre jogos do Brasileirão e Copa do Brasil, manteve média de 0,94 gols sofridos por partida.

Nem mesmo a derrota para o Barça parece ter incomodado o treinador, que priorizou ainda mais a marcação nos últimos jogos. Após a goleada, foram duas "pedreiras": Corinthians e Cruzeiro, melhor ataque da competição. Nas duas partidas, o Peixe adotou boa postura defensiva e sofreu apenas um gol, em bola parada.

Para o jogo contra o Vasco, nesta quarta-feira, ele deve seguir priorizando a forte marcação, tendo como destaque o volante Alison, que vem sendo o "cão de guarda" nos últimos jogos. Ele deve atuar no meio ao lado de Alan Santos, que pode ocupar a vaga de Arouca, que sentiu lesão muscular.

O lateral-esquerdo Léo, que não atuou no empate sem gols com o Cruzeiro, retornará à equipe titular no lugar de Eugenio Mena, que está à disposição da Seleção do Chile em amistoso. A dupla de zaga Durval/Edu Dracena também deve ser mantida.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade