PUBLICIDADE

São Paulo e Tigre são punidos pelos incidentes na final da copa sul-americana

23 fev 2013 - 14h10
(atualizado às 14h26)
Compartilhar

São Paulo e Tigre foram multados em 100 mil dólares cada pelos incidentes na tumultuada final da copa sul-americana em dezembro e o clube brasileiro perdeu o mando de campo de uma partida em competições continentais.

A Confederação Sul Americana de Futebol (Conmebol) também confirmou o São Paulo como campeão ao anunciar as sanções em seu website (www.conmebol.com) no sábado.

A partida de volta da decisão, disputada em 12 de dezembro no estádio do Morumbi na cidade de São Paulo não terminou porque a equipe argentina do Tigre se recusou a jogar o segundo tempo após alegarem agressão por parte da polícia e dos agentes de segurança em seu vestiário.

O São Paulo vencia por 2 x 0 no intervalo e quando o Tigre não apareceu para o segundo tempo, o árbitro chileno Enrique Osses suspendeu a partida e o time brasileiro celebrou a vitória levantando o troféu. A partida de ida em Buenos Aires havia terminado em 0 x 0.

O Tigre acusou a polícia de São paulo e os seguranças de apontarem armas para eles em seu vestiário após o primeiro tempo ter terminado. Os clubes têm uma semana para apelar sobre a decisão.

"Para o Tigre, a sanção finaceira é de 100 mil dólares... Como um segundo ponto de sua resolução, o Tribunal Disciplinar confirmou o resultado daquela partida (2 x 0 para o São Paulo)," disse o comunicado da Conmebol.

"O São Paulo foi punido com a perda do mando de campo no estádio do Morumbi por uma partida e terá de jogar contra o Atlético Mineiro em 17 de abril em outro estádio... e também recebeu uma sanção financeira similar à de seu rival."

A partida do São Paulo com o Atlético é válida pelo Grupo 3 da copa libertadores 2013, o mais importante torneio sul-americano entre clubes.

O São Paulo é o segundo time brasileiro punido pela Conmebol nesta semana, após o campeão mundial Corinthians ter de jogar suas partidas em casa na libertadores com portões fechados.

Torcedores do Corinthians também foram barrados das partidas fora de casa após um sinalizador alegadamente acionado por um grupo de corintianos ter matado um garoto na cidade boliviana de Oruro onde a equipe brasileira começou a defesa do seu título sul-americano contra San Jose na quarta-feira.

Doze corintianos estão detidos na penitenciária de San Pedro em Oruro aguardando julgamento pelas acusações de homicídio.

A copa sul-americana é a segunda competição mais importante do continente, equivalente à liga europa. (Reportagem po Daniela Desantis)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade