PUBLICIDADE

Schalke se garante na Liga dos Campeões, e Fortuna Düsseldorf é rebaixado

18 mai 2013 - 13h55
(atualizado às 14h09)
Compartilhar

Em uma última rodada emocionante, o Schalke 04 ficou com a última vaga do Campeonato Alemão na próxima Liga dos Campeões ao vencer o Freiburg por 2 a 1 fora de casa neste sábado, enquanto o Fortuna Düsseldorf perdeu por 3 a 0 para o Hannover 96 e caiu para a segunda divisão de forma direta.

Com o campeão Bayern de Munique, o vice Borussia Dortmund e o Bayer Leverkusen, terceiro colocado, já garantidos na fase de grupos da 'Champions', faltava apenas definir o representante do país na terceira fase preliminar.

O Schalke já poderia ter assegurado o posto na rodada passada, mas perdeu para o Stuttgart e se viu obrigado a fazer uma "final" contra o Freiburg, quinto colocado, em território inimigo.

Jogando pelo empate no estádio Mage Solar, a equipe de Gelsenkirchen venceu por 2 a 1 e chegou aos 55 pontos, quatro a mais que o adversário, que teve que se contentar com uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

O Schalke abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo, com um belo chute de fora da área Draxler. O Freiburg ainda conseguiu o empate, aos nove da etapa final, com Schmid, mas teve pouco tempo para comemorar. Três minutos depois, Schuster marcou contra o gol da vitória dos visitantes.

O outro classificado para a Liga Europa é o Eintracht Frankfurt. De volta à elite nesta temporada, o zagueiro Anderson Bamba, ex-Flamengo, se colocou no torneio ao empatar em 2 a 2 com o Wolfsburg como mandante.

Polak e Diego colocaram o time dirigido por Dieter Hecking com dois gols de frente em 20 minutos, mas Meier diminuiu ainda antes do intervalo, e Ricardo Rodríguez igualou aos 45 da etapa final.

Na parte de baixo da tabela, o Augsburg escapou da degola, ficando em 15º lugar, ao derrotar o lanterna Greuther Fürth por 3 a 1 em casa e chegar a 33 pontos.

O último colocado começou a partida SGL Arena dando um susto na torcida local. Prib teve pênalti para cobrar logo aos cinco minutos, mas desperdiçou. Passado o susto, o Augsburg foi para cima e fez 1 a 0 aos 30 minutos, com gol de Werner. Callsen-Bracker ampliou aos dez da segunda etapa e Trinks descontou sete minutos depois, mas Ji marcou o terceiro, aos 30.

Por sua vez, o Hoffenheim pode escalar da degola na repescagem contra o Kaiserslautern, terceiro colocado da segunda divisão. A equipe ficou na 16ª posição, com 31 pontos, ao receber o Borussia Dortmund e vencer por 2 a 1 em um jogo épico.

Vice-artilheiro do campeonato, com 24 gols, Lewandowski abriu o placar para o vice-campeão, mas Salihovic, com dois gols de pênalti no últimos 15 minutos garantiu a equipe anfitriã na elite. Depois disso, o Dortmund ainda teve um gol anulado em lance polêmico, em que o árbitro demorou a se decidir, mas acertou.

Augsburg e Hoffenheim só respiraram mais tranquilos porque o Fortuna Düsseldorf, que iniciou a rodada fora da zona de rebaixamento, foi derrotado na visita ao Hannover 96 e estacionou nos 30 pontos. Ya Konan, duas vezes, e Diouf, uma fizeram os gols do triunfo por 3 a 0 do nono colocado.

Já o campeão Bayern bateu o Borussia Mönchengladbach por 4 a 3. Antes do pontapé inicial, houve uma homenagem ao técnico Jupp Heynckes, que comandou a equipe de Munique pela última vez no Alemão. Ele será substituído pelo espanhol Josep Guardiola na próxima temporada.

Com a bola rolando no Borussia Park, Stranzl e Hanke abriram 2 a 0 para o Gladbach. Martínez diminuiu a diferença, mas Nordtveit marcou o terceiro. Tudo isso com apenas dez minutos de partida.

Ribéry igualou para o Bayern com dois gols, um deles muito bonito, e Robben deu números finais ao confronto aos 14 minutos da etapa final.

O artilheiro da competição, com 25 bolas na rede, foi Kiessling, que fez o gol da vitória do Bayer Leverkusen sobre o Hamburg por 1 a 0 na HSH Nordbank Arena.

EFE   
Compartilhar
Publicidade