9 eventos ao vivo

Secretário extraordinário da Copa admite falhas no transporte público do Recife

17 jun 2013
12h07

Os problemas enfrentados pelos torcedores antes, durante e depois do confronto entre Espanha e Uruguai, no último domingo, pelo Grupo B da Copa das Confederações, na Arena Pernambuco, ligaram um sinal de alerta vermelho no Governo do Estado.

Em entrevista à Rádio JC CBN, de Recife, nesta segunda-feira, Ricardo Leitão, secretário extraordinário da Copa do Mundo de Pernambuco, eximiu o Governo do Estado da responsabilidade sobre o transporte público. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é quem coordena a operação do metrô, principal alvo de protesto da torcida.

- A operação da estação Cosme e Damião é de responsabilidade exclusiva da CBTU, que é do Governo Federal. Se houve falha na operação, vamos solicitar que a Companhia apresente melhorias. E, diante das reclamações que recebemos, percebemos que falhas ocorreram - declarou.

Nos últimos dias, o Governo do Estado estimulou a torcida a usar o transporte público para chegar na Arena Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata, a 19km do Centro de Recife. A campanha funcionou, mas a estratégia montada deixou a desejar.

A reportagem do LANCE!Net utilizou metrô e ônibus para chegar na Arena Pernambuco para acompanhar o duelo entre espanhóis e uruguaios. Ao todo, o percurso durou cerca de duas horas e trinta minutos. Desorganização, longas filas e reclamações marcaram a "viagem" de Recife até São Lourenço da Mata.

BALANÇO OPERACIONAL

Por conta dos obstáculos que a torcida enfrentou no último domingo, a Secretaria Extraordinária da Copa de Pernambuco realizará nesta segunda-feira, às 17h, uma coletiva de imprensa para divulgar o balanço da operação do primeiro grande jogo na Arena Pernambuco. Serão apresentados os números sobre mobilidade, segurança, saúde, entre outros.

Ricardo Leitão (secretário extraordinário da Copa do Mundo de Pernambuco), Gilberto Pimentel (secretário executivo de Relações Institucionais da Secopa), Humberto Freire (delegado federal e coordenador do Centro de Comando e Controle Integrado), Ana Suassuna (secretária executiva da Secretaria das Cidades) e Roberto Lyra (gerente geral de Transportes da CTTU) estarão presentes na coletiva.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
publicidade