2 eventos ao vivo

Seis campeões europeus podem ser definidos neste fim de semana

3 mai 2013
20h13

Com o fim da temporada na Europa se aproximando, as ligas locais vão se definindo e os primeiros campeões aparecendo. Na Inglaterra e na Alemanha, Manchester United e Bayern de Munique, respectivamente, já garantiram seus troféus na prateleira. Neste fim de semana, nada menos do que seis grandes times europeus podem seguir o caminho trilhado por ingleses e alemães.

Barcelona, Juventus, PSG, Benfica, Ajax e Galatasaray dependem de diferentes resultados, mas todos têm em comum o fato de que podem se sagrar campeões já neste fim de semana.

A partir de agora, o LANCE!Net destrincha o que cada um desses clubes precisa para alcançar mais um título nacional já nesta rodada:

Barcelona pode superar trauma da goleada para o Bayern com título espanhol (Foto: AFP)

CAMPEONATO ESPANHOL

Perto do título: Barcelona

Segundo colocado: Real Madrid

Vantagem: 11 pontos

Rodadas jogadas: 33

Rodadas a serem jogadas: 5

A matemática para que o título do Barcelona saia já neste fim de semana é bastante simples. Basta que o time comandado por Tito Vilanova vença o Bétis, em casa, e o Real Madrid tropece diante do Valladolid.

Os Merengues jogam no sábado, de modo que o Barça já entra em campo no domingo sabendo se poderá ser campeão com uma vitória ou não. Caso o Real vença, a diferença desce para oito pontos, com quatro rodadas (12 pontos) a serem jogadas. Desta forma, nem um triunfo culé (que deixaria a vantagem em 11) serve para a decisão do título já nesta rodada.

Juventus está com uma mão no bicampeonato italiano (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)

CAMPEONATO ITALIANO

Perto do título: Juventus

Segundo colocado: Napoli

Vantagem: 11 pontos

Rodadas jogadas: 34

Rodadas a serem jogadas: 4

A Juventus está muito perto do título italiano. Para comemorar o bicampeonato, basta que a Velha Senhora empate com o Palermo neste domingo de manhã. O resultado deixaria a Juve com 12 pontos de diferença para o vice-líder Napoli, que mesmo com uma vitória traria a diferença para nove pontos.

Assim, com nove pontos a serem jogados, o máximo que o time de Cavani pode alcançar é a mesma pontuação da Juventus. Neste caso, a atual campeã italiana levaria vantagem já no primeiro critério de desempate - confronto direto.

E mesmo que a Velha Senhora perca o jogo contra o Palermo, o Napoli tem um difícil compromisso no domingo de tarde: enfrenta a Inter de Milão, que ainda busca uma vaga na Liga Europa.

PSG pode conquistar o terceiro título francês de sua História (Foto: AFP)

CAMPEONATO FRANCÊS

Perto do título: Paris Saint-Germain

Segundo colocado: Olympique de Marselha

Vantagem: 9 pontos

Rodadas jogadas: 34

Rodadas a serem jogadas: 4

Ainda que haja a possibilidade de triunfo já nesta rodada, é provável que a torcida do Paris Saint-Germain precise esperar mais uma rodada para comemorar o primeiro título nacional desde 1994 e o terceiro no total.

Isso porque, para ganhar logo o título nesta rodada, o PSG tem que vencer o Valenciennes, no domingo, mas antes precisa secar o vice-líder Olympique. O time de Marselha enfrenta o modesto Bastia e apenas um tropeço deixa o time de Lucas e Ibrahimovic com chances de título.

Faltando quatro rodadas, a diferença entre PSG e OM é de nove pontos. Caso o Marselha perca e o Paris ganhe, a diferença vai a 12, com nove pontos em jogo, dando o título antecipado para o time da capital francesa. Um empate do time comandado por Élie Baup, com uma vitória do PSG também dá o título ao atual vice-campeão francês.

Cardozo é o líder do Benfica, possível campeão português (Foto: Francisco Leong/AFP)

CAMPEONATO PORTUGUÊS

Perto do título: Benfica

Segundo colocado: Porto

Vantagem: 4 pontos

Rodadas jogadas: 27

Rodadas a serem jogadas: 3

O Benfica está confortavelmente na ponta do Campeonato Português, tendo uma vantagem de quatro pontos com apenas três rodadas para o fim da liga. Nesta rodada, o Encarnado, também classificado para a final da Taça de Portugal e da Liga Europa, enfrenta o Benfica, na segunda-feira.

Dependendo do resultado do rival Porto, no sábado, o Benfica já pode entrar em campo sabendo que um triunfo lhe dará mais um título local. O Dragão enfrenta o Nacional e precisa vencer para seguir sonhando com a virada.

Se o título não sair nesta rodada, o Benfica terá uma oportunidade única: ser campeão no estádio do rival Porto. Na penúltima rodada, as duas equipes se enfrentam e o Encarnado poderá dar o troco do ocorrido em 2011, quando os Dragões conquistaram o título em pleno Estádio da Luz.

Curiosamente, naquela temporada o Porto ganhou a Tríplice Coroa, vencendo também a Liga Europa e a Taça de Portugal. O Benfica segue no caminho para repetir essa história. Será?

Ajax pode ser campeão holandês neste fim de semana (Foto: Olaf Kraak/AFP)

CAMPEONATO HOLANDÊS

Perto do título: Ajax

Segundo colocado: PSV

Vantagem: 4 pontos

Rodadas jogadas: 32

Rodadas a serem jogadas: 2

Sob o comando do ex-zagueiro Frank De Boer, o Ajax parece pronto para voltar aos bons tempos. E isso pode começar a partir deste fim de semana, com a garantia de mais um título holandês.

Para garantir o caneco com uma rodada de antecedência, basta que o time de Amsterdã vença o Willem II, atual lanterna da Eredivisie. Na cola, está o rival PSV, quatro pontos atrás, que enfrenta o NEC.

Mesmo se perder, o Ajax segue tendo, no mínimo, um ponto de vantagem para o rival PSV e pode precisar apenas de uma vitória na última rodada, quando pega o Groningen.

Galatasaray é o favorito para ganhar mais um título turco (Foto: Odd Andersen/AFP)

CAMPEONATO TURCO

Perto do título: Galatasaray

Segundo colocado: Fenerbahçe

Vantagem: 5 pontos

Rodadas jogadas: 30

Rodadas a serem jogadas: 2

O Galatasaray fez ótima campanha na Liga dos Campeões, caindo apenas para o poderoso Real Madrid nas quartas de final. No Campeonato Turco, porém, o time de Drogba, Sneijer, Felipe Melo e companhia deve garantir o título já nesta rodada.

O "Gala" tem cinco pontos de vantagem para o rival Fenerbahçe (recém-eliminado da Liga Europa para o Benfica). Um triunfo diante do Sivasspor, neste domingo garante a permanência do título no lado europeu de Istambul.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
publicidade