PUBLICIDADE

Sem criação no meio, Palmeiras esbarra no 'paredão' do América-MG e perde a primeira na Série B

1 jun 2013 - 18h16
(atualizado às 18h44)
Compartilhar

Em uma tarde de sábado pouco inspirada de seus meias, o Palmeiras parou no paredão defensivo do América-MG e perdeu a sua primeira partida neste Brasileirão Série B. Apesar da pressão alviverde até o final no estádio Novelli Júnior, em Itu (SP), o Coelho se aproveitou dos contra-ataques e venceu por 1 a 0 (gol de Nikão). Com a derrota, o Verdão fica com os seis pontos conquistados até então. A equipe mineira, com duas derrotas, soma seus três primeiros.

Com ampla posse de bola durante os 90 minutos, os donos da casa pecaram no último passe. Com Wesley muito apagado e Thiago Real preso na marcação, o time de Gilson Kleina acabou esbarrando na alta defesa do América. A grande estatura de Jailton (1,90m) e Vitor Hugo (1,87m) também foi determinante nas bolas aéreas, muito usada pelo Palmeiras.

Primeira etapa: quem cria no meio?

Os primeiros 45 minutos da partida em Itu foram travados no meio de campo. Com muitos jogadores de ambas as equipes pelo setor, a bola foi muito disputada e pouco jogada. Muitos desarmes, divididas e disputas... Nada de lances bem elaborados.

Do lado do Verdão, apesar dos quatro jogadores de meio, faltava uma "cabeça pensante". Sobrecarregado, Thiago Real até tentou buscar espaços para a criação, mas parava na forte marcação do América-MG. Wesley, muito mal, não conseguia dar esse suporte necessário.

Charles e Márcio Araújo, que não possuem característica para criar, até tentaram se aproximar dos homens de frente, mas sem grande eficiência. Lá na frente, Leandro e Vinícius, pouco acionados, também sentiam falta de uma referência na área, de alguém para brigar entre os zagueiros.

O Coelho, por sua vez, apostava nos rápidos contra-ataques puxados na maioria das vezes por Doriva. Em uma destas subidas, veio o único tento da primeira etapa. Em cobrança rápida de lateral de Danilo, aos 37, Rodriguinho girou para cima de Henrique e deixou Nikão em boa situação na área. O atacante bateu cruzado e a bola morreu no cantinho esquerdo de Bruno, que não teve grande culpa no lance.

Segundo tempo: mais pressão, menos eficiência

O técnico Gilson Kleina voltou para a segunda etapa atento a má atuação de Wesley até então. Com a entrada de Caio, também colocou um centroavante em campo, coisa que a equipe precisava desde o início do jogo.

A mudança surtiu efeito e o Verdão iniciou o segundo tempo pressionando. Caio, que acabara de entrar, perdeu duas oportunidades. A segunda, no entanto, na cara do gol, foi muito mais clara. A insistência seguia nas bolas pelo alto. Com uma boa estatura, os defensores do América ganhavam praticamente todas.

Com o passar do tempo, o Coelho foi recuando e trazendo o Palmeiras para cima. A falta de enfiadas de bola e alguém para acertar este passe final, o time mandante ia ficando no paredão mineiro, que cansou de rebater bolas para longe.

Aos 21, com Thiago Real visivelmente cansado, Kleina colocou sangue novo na meia. Roni entrou, mas também não deu o toque de criação que o meio de campo tanto precisava e as jogadas continuavam sem nenhum fluidez. O negócio foi apostar nas jogadas de lado com Maikon Leite, que também entrou. Com gás, o camisa 7 partiu para cima, mas sem criar grande perigo.

A pressão alviverde foi até o final, mas a falta de eficiência na entrada da área custou a primeira derrota nesta Série B. Até a próxima terça-feira...

PRÓXIMOS JOGOS

O Verdão agora volta a campo na próxima terça-feira, mais uma vez em Itu, contra o Avaí. Já o time mineiro enfrenta o Icasa, em Juazeiro do Norte, também na terça.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 0X1 AMÉRICA-MG

Data/hora: 1/6/2013, às 16h20

Local: Novelli Júnior, em Itu (SP)

Renda/Público:

Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)

Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Zanotti (ES)

Cartões amarelos: Danilo, Nikão e Matheus (AME) / Henrique e Leandro

Cartões vermelhos: -

GOLS: Nikão 37'/ 1ºT (0-1)

PALMEIRAS: Bruno; Ayrton, Henrique, Maurício Ramos e Juninho; Márcio Araújo, Charles, Wesley (Caio -intervalo )e Tiago Real (Ronny 21'/ 2ºT); Vinícius (Maikon Leite 21'/ 2ºT) e Leandro. T: Gilson Kleina.

AMÉRICA-MG: Matheus; Leandro Silva, Vitor Hugo, Jaílton e Danilo; Claudinei, Andrei, Doriva, Rodriguinho (Bady 16'/ 2ºT) e Nikão (Kaio 42'/ 2ºT; Fábio Júnior. (Willians 23'/ 2ºT) T: Paulo Comelli.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade