PUBLICIDADE

Sem torcida visitante, Campeonato Argentino começa neste fim de semana

1 ago 2013 - 12h43
(atualizado às 14h47)
Compartilhar

O Torneio Inicial do Campeonato Argentino terá início neste fim de semana com nove jogos e a proibição da presença de torcida visitante em todos os estádios com o objetivo de prevenir novos episódios de violência.

Com mais de 300 mortos desde a instauração do profissionalismo no futebol argentino, em 1931, o Governo nacional determinou que todas as partidas serão realizadas apenas com público local. Nas duas primeiras rodadas, a medida será ainda mais estrita, permitindo apenas o acesso de sócios de cada clube.

Assim como na temporada passada, que teve o Vélez Sarsfield como campeão, o Argentino terá os torneios Inicial e Final e uma decisão entre os vencedores dos dois turnos.

Nesse cenário, o Boca Juniors e o River Plate começam o torneio pressionados a serem protagonistas novamente e brigarem pelo título. A equipe 'xeneize', com Carlos Bianchi como treinador, tentará deixar para trás o primeiro semestre ruim, em que foi o penúltimo colocado do Torneio Final e caiu nas quartas de final da Taça Libertadores diante do Newell's Old Boys.

Para brigar pelo título, o Boca fez algumas contratações de peso, como o zagueiro Daniel Díaz e volante Fernando Gago, que foram repatriados, e o atacante Emmanuel Gigliotti, artilheiro do último Torneio Final pelo Colón.

Por sua vez, o River, dirigido por Ramón Díaz, também se reforçou para tentar ser campeão em sua segunda temporada na volta à elite. As principais novidades estão no ataque, setor que terá os colombianos Teófilo Gutiérrez e Carlos Carbonero e o argentino naturalizado paraguaio Jonathan Fabbro, que nesta semana terminou namoro com a modelo Larissa Riquelme.

A grande novidade da temporada será a ausência do Independiente pela primeira vez na era profissional. O 'Rei de Copas' foi rebaixado e estreará na segunda divisão no próximo sábado.

Vice-campeão argentino e vencedor do Torneio Final no primeiro semestre, o Newell's iniciará o semestre enfraquecido. O time de Rosário, eliminado pelo Atlético-MG nas semifinais da Libertadores, perdeu o técnico Gerardo Martino, que foi para o Barcelona, e o atacante Ignacio Scocco, reforço do Internacional.

Por outro lado, o elenco, dirigido agora pelo treinador Alfredo Berti, foi reforçado com o meia Damián Manso e com o veterano atacante David Trezeguet.

Na atual temporada, retornam à elite os conhecidos Rosário Central, que se reforçou com o atacante Loco Abreu, e Gimnasia La Plata. Os dois times, junto ao Olimpo, são as novidades do campeonato.

Programação da 1ª rodada do Torneio Inicial do Campeonato Argentino:.

Sexta-feira.

Godoy Cruz - Argentinos.

Arsenal de Sarandí - Estudiantes.

Sábado.

All Boys - Atlético Rafaela.

Tigre - Vélez Sársfield.

Colón - Racing.

Domingo.

San Lorenzo - Olimpo.

Lanús - Belgrano.

Gimnasia La Plata - River.

Rosario Central - Quilmes.

Adiado para 13/08.

Boca Juniors - Newell's Old Boys.

EFE   
Compartilhar
Publicidade