PUBLICIDADE

Sob análise no Grêmio, Luxa tem 62% de aproveitamento e nenhum título

17 mai 2013 - 14h13
Compartilhar

A eliminação do Grêmio na Copa Libertadores da América abriu a discussão se o técnico Vanderlei Luxemburgo deve permanecer no cargo para a sequência da temporada. O presidente Fábio Koff não garantiu a continuidade de Luxa no comando técnico da equipe e disse que avaliaria ainda a situação com o retorno da delegação a Porto Alegre e com reuniões com seus pares políticos. Desde fevereiro de 2012 no clube gaúcho, o comandante não tem nenhum título e chegou apenas em uma final de turno. Por outro lado, levou a equipe a uma posição de protagonismo no Brasileirão do último ano.

Os números absolutos de Luxemburgo são bons: 52 vitórias, 19 empates e 22 derrotas em 93 jogos à frente do Tricolor. Tais resultados dão um aproveitamento de 62,72% no comando. Muito superior aos 54% de Caio Júnior, seu antecessor, ou o percentual de Celso Roth, em 2012, com 45%.

Na temporada de 2013, o Grêmio tem 28 jogos, com 12 vitórias, 10 derrotas e seis empates. Um aproveitamento de 50% dos pontos ganhos. No ano, apenas duas atuações empolgaram a torcida - e também os dirigentes, já que o presidente Fábio Koff admitiu que o desempenho vem abaixo do esperado -, contra Fluminense, no Rio de Janeiro, e Caracas, na Arena. Caiu nas oitavas de final da Libertadores com participação com quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas em 10 jogos.

No Gauchão, foi eliminado no primeiro turno nas quartas de final e na semifinal do segundo. Contabilizou oito vitórias, quatro empates e seis derrotas. Sequer chegou a decidir um dos turnos do Estadual.

Já em 2012, Vanderlei Luxemburgo disputou quatro competições. Decidiu o segundo turno do Gauchão com o Inter e foi superado pelo rival na final - no primeiro turno, foi eliminado nas semi, pelo Caxias, em sua primeira partida no clube gaúcho. Na Copa do Brasil, Luxemburgo levou o Tricolor até as semifinais, quando foi eliminado pelo Palmeiras de Barcos, com derrota dentro do Olímpico.

Na Copa Sul-Americana, O clube gaúcho foi até as quartas de final. Após classificações contra Coritiba e Barcelona de Guayaquil, caiu para o Millonarios, no mesmo El Campín da queda desta quinta-feira. Saiu com uma vantagem de 1 a 0, como na Libertadores, mas foi eliminado com um 3 a 1 nos minutos finais da partida. As campanhas foram marcadas por apenas uma derrota, mas no momento crucial da competição.

O grande destaque dos gaúchos foi o Campeonato Brasileiro.Quando poucos apostavam no Tricolor, uma campanha surpreendente, brigando junto com Atlético-MG e Fluminense pela ponta e título. Mas uma nova vacilada no final, com empate no Gre-Nal que fechou o Brasileirão, com dois jogadores a mais, colocou o Grêmio na primeira fase da Libertadores.

A situação de Luxemburgo, por ora, segue indefinida. O presidente gremista deve se reunir para discutir a continuidade do treinador no comando técnico.

- Temos conversado, falei com o presidente inúmeras vezes sobre o time. Todo mundo dá sua opinião, porque ganhamos e perdemos. Eu tenho a minha. Vamos fazer a avaliação e juntar as opiniões - afirmou o assessor de futebol Marcos Chitolina.

O Grêmio começa a viagem de volta nesta sexta-feira. A chegada está prevista apenas para o final da noite no Aeroporto Salgado Filho. O Tricolor só volta a atuar no dia 26, na estreia do Campeonato Brasileiro, contra o Náutico, na Arena.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade