PUBLICIDADE

Substituto de Blatter nega candidatura: “Servirei apenas como interino”

8 out 2015 - 16h11
Compartilhar
Exibir comentários

O suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, foi suspenso da entidade por 90 dias na manhã desta quinta-feira. Por isso, o vice-presidente mais antigo no Comitê Executivo, o camaronês Issa Hayatou, assumiu o comando do órgão. O mandatário da Confederação Africana de Futebol (CAF), ressaltou que ocupará o cargo de maneira interina e não concorrerá nas eleições marcadas para fevereiro de 2016.

“Em meio a circunstâncias extraordinárias, assumi a presidência Fifa devido ao artigo 32 do Estatuto. Servirei apenas como interino. Um novo presidente será eleito no Congresso Extraordinário em 26 de fevereiro de 2016. Eu mesmo não serei candidato ao cargo”, afirmou, em comunicado oficial.

Hayatou tem 69 anos e está à frente da CAF desde 1988. Ele já foi candidato à presidência da Fifa em 2002, sendo derrotado por Blatter, além de ter sido um dos responsáveis pela organização da Copa de 2010, na África do Sul.

O camaronês foi acusado de corrupção em 2010, quando o jornalista Andrew Jennings afirmou que o dirigente havia recebido 100 mil francos suíços da ISL após a venda dos direitos de transmissão do Mundial de 1990. No mesmo ano, o Sunday Times declarou que o cartola havia lucrado US$ 1,5 milhões em esquema para escolha do Catar como sede da Copa de 2022. Entretanto, nenhuma das duas denúncias chegou a ser comprovada.

“Até o Congresso Extraordinário, prometo que irei me dedicar plenamente à Fifa, às associações, aos nosso empregados, valorosos parceiros e fãs do futebol em todo o mundo. A Figa segue comprometida com a reforma, porque é essencial recuperar a confiança do público. Também vamos manter nossa cooperação total com as autoridades e seguiremos com as investigações internas independentemente de suas consequências”, acrescentou Hayatou.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade