PUBLICIDADE

Copa Sul-Americana

Independiente vence, derruba a LDU e faz final com Goiás

26 nov 2010 - 00h28
(atualizado às 00h51)
Compartilhar

A Copa Sul-Americana já conhece sua final. Nesta quinta-feira, o Independiente derrotou a atual campeã LDU por 2 a 1 atuando em Avellaneda e garantiu sua classificação à decisão do torneio da Conmebol. O adversário pelo título será o Goiás, que superou o Palmeiras na última quarta em uma semifinal brasileira.

Há 15 anos que o tradicional time argentino não disputava a final de uma competição sul-americana. Vencedor de sete títulos da Copa Libertadores, a equipe de Avellaneda pode voltar ao torneio em caso de conquista sobre o Goiás.

O Independiente conseguiu sua classificação devido ao gol marcado fora de casa. No primeiro jogo, em Quito, a LDU havia derrotado os argentinos por 3 a 2, em triunfo que "decepcionou" sua torcida. Os equatorianos venciam por 3 a 0, mas permitiram a reação rival no segundo tempo.

A primeira final será disputada no dia 1º de dezembro, uma quarta-feira, em Goiânia, no Serra Dourada. O jogo de volta ocorre na semana seguinte, no dia 8, em Avellaneda.

O jogo

Impulsionado por sua torcida, que lotou o estádio Libertadores da América, o Independiente começou melhor a partida, pressionando a LDU em seu campo de defesa. Aos 16min, Galeano cabeceou em direção ao gol, mas Cevallos fez boa defesa. A equipe da casa apostava na bola aérea, mas não conseguia passar pela zaga equatoriana.

A defesa da LDU só falhou aos 26min. Em posição duvidosa, Parra recebeu passe de cabeça pela esquerda na segunda trave e completou, vencendo Cevallos. O atacante tirou a camisa para comemorar o gol e exibiu uma homenagem a seu cachorro, Max.

O Independiente seguia melhor na partida, acuando o visitante em seu campo de defesa. Aos 35min, o time perdeu boa chance quando Fredes errou o domínio dentro da área e, na sequência, Silvera finalizou por cima do gol. A LDU pouco atacava mas, quando saiu para o jogo, empatou o placar. Aos 45min, Salgueiro cortou a marcação na entrada da área e chutou forte para vencer o goleiro Navarro.

Depois do intervalo, o Independiente precisou de apenas 36 segundos para marcar. Fredes aproveitou a falha de Urrutia para invadir a área e tocar na saída do goleiro. A partida seguiu mais equilibrada depois do gol, com o time da casa conseguindo as melhores chances, porém.

Com o passar do tempo, o jogo ficou mais truncado, com as equipes errando muitos passes no meio de campo. Aos 32min, Galeano ficou perto de ampliar ao pegar chute cruzado dentro da área, mas a bola saiu perto da trave esquerda da LDU.

O time equatoriano seguiu atacando e aos 38min ficou perto do empate. Gámez invadiu a área acertou a trave de Navarro. Enquanto isso, o Independiente buscava gastar o tempo que restava. A última chance saiu aos 45min, em chute forte de Barcos que foi defendido por Navarro.

FICHA TÉCNICA

Independiente 2 x 1 LDU

Gols
Independiente:

Parra, aos 26min do 1º tempo, e Fredes, aos 36s do 2º tempo
LDU: Salgueiro, aos 45min do 1º tempo

Ponto Forte do Independiente
Marcação no meio de campo dificultou a criação da LDU.

Ponto Forte da LDU
A equipe explorou bem o jogo veloz para superar a defesa do Independiente

Ponto Fraco do Independiente
O ataque abusou dos erros de finalização e perdeu a chance de ter uma vitória mais tranquila.

Ponto Fraco da LDU
Urrutia esteve em noite horrorosa, falhando nos dois gols do Independiente.

Personagem do jogo
Galeano: o zagueiro do Independiente teve grande atuação, tanto defendendo quanto auxiliando o ataque

Lance polêmico
Aos 26min do primeiro tempo, Parra fez de cabeça o gol que abriu a vitória do Independiente. O jogador, porém, estava em posição duvidosa no momento em que recebeu o passe.

Esquema Tático do Independiente
3-5-2
Navarro; Velázquez, Tuzzio e Galeano; Cabrera, Battión (Velázquez), Fredes, Mareque e Gómez (Godoy); Parra (Matheu) e Silvera. Técnico: Antonio Mohamed

Esquema Tático da LDU
3-5-2
Cevallos; Guagua, Araujo e Calderón; Reasco (Gámez), De la Cruz, Urrutia (Bolaños), Chila e Araujo (Calderón); Salgueiro e Barcos. Técnico: Edgardo Bauza

Cartões amarelos
Independiente: Parra e Silvera
LDU: Barcos

Árbitro
Enrique Osses (CHI)

Local
Estádio Libertadores da América, em Avellaneda (ARG)

Parra comemora gol na vitória do Independiente
Parra comemora gol na vitória do Independiente
Foto: EFE
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade