PUBLICIDADE

Sul-Americano Sub 17

Sport revela ter pagado para colocar Leomar na Seleção em 2001

8 mar 2013 - 16h40
(atualizado às 16h46)
Compartilhar

O presidente do Sport, Luciano Bivar, admitiu nesta sexta-feira que pagou os serviços de uma pessoa para que o volante Leomar, então jogador do clube, fosse convocado pela Seleção Brasileira em 2001. Então treinador do Brasil, Emerson Leão disse desconhecer o expediente e pediu que as declarações do dirigente sejam apuradas.

"Naquela época contratamos um lobista para fazer imagem do Leomar na comissão técnica da Seleção. Isso acontece todo dia. Se falar com o Felipão, você vai quantos telefonemas ele recebe do Catar e da Rússia. Eles mandam vídeos e estatísticas de jogadores", disse Bivar à Sportv.

O dirigente se recusou, no entanto, a dar o nome do responsável por executar esse serviço. Além disso, apesar de ter contratado o lobista, disse acreditar que Leomar acabou convocado por méritos próprios.

"Esse lobista é do século passado e eticamente não poderia revelar o nome dele. Mas não sei se o Leomar foi convocado só pelo lobby ou se a comissão técnica achou que ele tinha talento, que é no que acredito", disse.

Técnico da Seleção na época, Emerson Leão rebateu veementemente as declarações de Bivar logo em seguida, também à Sportv. O treinador garantiu, inclusive, que, ao longo dos oitos meses que passou no comando da Seleção, não recebeu uma única oferta de empresários para que priorizasse a convocação de um jogador específico.

"O único lobby que existe para a convocação do Leomar foi o bom ano dele como jogador do Sport. Como não me permitiram convocar jogadores dos times de fora, foi dada uma oportunidade a ele. Nada mais do que isso. Sinceramente, nunca recebi uma proposta desse tipo. Nem cheguei a conversar pessoalmente com o (então) presidente (da CBF, Ricardo Teixeira) quando eu treinei a Seleção. O (então coordenador de seleções) Antonio Lopes jamais interferiu em qualquer coisa. Ele sabia das convocações antes de serem divulgadas, mas quando a lista já estava pronta", afirmou.

Surpreso, Leão espera que o caso seja investigado. O treinador, que não teve seu citado em nenhum momento por Luciano Bivar, ainda cobrou melhores esclarimentos do dirigente.

"Ele disse que já nem lembra mais com quem ele fez o lobby. Já que ele falou, que mostre os culpados. Eu estou à disposição para qualquer tipo de esclarecimento. Todo mundo sabe que empresários não gostam muito de mim. Eles falam: ‘o Leão está naquele clube, não adianta nem oferecer jogador para ele’. O que vale para mim é a qualidade do atleta", disse.

Leomar foi convocado por Leão para a disputa da Copa das Confederações de 2001 e para alguns jogos das eliminatórias da Copa do Mundo. Na época, o treinador foi bastante criticado por torcedores pela escolha. Já as acusações de Bivar vieram à tona pela primeira vez na manhã desta sexta-feira.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade