PUBLICIDADE

Sul-Americano Sub-20

Apostando na "genética" e no conjunto, Brasil busca tetra na Argentina

8 jan 2013 - 16h25
(atualizado às 17h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Campeã dos últimos três Campeonatos Sul-Americanos Sub-20, a Seleção Brasileira vai tentar manter a hegemonia na edição deste ano do torneio, que começa nesta quarta-feira, na Argentina, repetindo feito obtido entre 1988 e 1995, quando foi tetracampeã continental.

O time deste ano, diferente do campeão de 2011, que tinha um astro absoluto, Neymar, apresenta elenco com vários jogadores que no último ano começaram a ganhar espaço em seus clubes, além de dois filhos de campeões da Copa do Mundo de 1994: Rafinha e Mattheus, herdeiros do talento de Mazinho e Bebeto.

O técnico da Seleção Brasileira é Émerson Ávila, que assim como seu antecessor, Ney Franco, teve destaque nas divisões de base do Cruzeiro, clube que chegou a comandar como interino. Além disso, passou por Ipatinga, Grêmio Barueri, Boavista e Nacional de Nova Serrana, além da equipe nacional Sub-17.

Com Ávila no banco, o Brasil conquistou o Sul-Americano Sub-17 em 2011, no Equador, e acabou em quarto lugar no Campeonato Mundial, do mesmo ano, no México. O atual comandante ainda fazia parte da comissão técnica campeã dois anos atrás, do Sul-Americano e Mundial Sub-20.

Se não conta com um astro, além de poucos jogadores que são titulares absolutos em suas equipes, a Seleção Brasileira apresenta um elenco recheado de jogadores promissores. Entre eles, estão Felipe Anderson, apontado como a próxima joia do Santos, e Bruno Mendes, goleador do Botafogo, jovem jogador elogiado até por Seedorf.

Outros jogadores que já apareceram no último Campeonato Brasileiro são Ademílson, centroavante do São Pulo, Adryan, meia do Flamengo, Wallace, lateral do Fluminense negociado com o Chelsea, além de Dória e Jadson, respectivamente, zagueiro e volante do Botafogo.

A lista de convocados de Émerson Ávila só conta com um "estrangeiro", justamente o meia Rafinha. O lateral direito Fabinho, do Real Madrid B, também chegou a ser convocado, mas não foi liberado pelo clube espanhol, já que o técnico da equipe principal, José Mourinho, tem utilizado o atleta em treinos, para compensar a falta de jogadores na posição.

Antes de embarcar para a Argentina, a Seleção não chegou a disputar amistosos oficiais, fazendo jogos-treinos como preparação. Nos dois últimos, contra equipes que se preparam para o Campeonato Carioca, derrota para o Resende, por 2 a 1, e empate com o Bangu, em 1 a 1.

Na madrugada desta terça-feira, a equipe desembarcou em San Juan, sede do Grupo B, onde o Brasil enfrentará Equador, Uruguai, Peru e Venezuela. A estreia está marcada para a quinta-feira, contra os equatorianos.

Confira a relação completa de jogadores que defenderão a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano sub-20:.

Goleiros: Matheus Caldeira (Corinthians) e Luis Gustavo (Vitória)

Zagueiros: Samir (Flamengo), Antônio Carlos (Corinthians), Dória (Botafogo) e Luan (Vasco)

Laterais: Douglas Santos (Náutico), Mansur (Vitória), Wallace (Fluminense) e Igor Julião (Fluminense)

Meias: Jadson (Botafogo), Misael (Grêmio), Lucas Cândido (Atlético Mineiro), Felipe Anderson (Santos), Rafinha (Barcelona-ESP), Mattheus (Flamengo) e Fred (Internacional)

Atacantes: Marcos Junior (Fluminense), Bruno Mendes (Botafogo), Ademilson (São Paulo), Adryan (Flamengo) e Leandro (Grêmio).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade