1 evento ao vivo

Dentinho desencanta e Brasil avança à fase final

27 jan 2009
01h00
atualizado às 01h41

Principal nome do elenco nacional no Sul-Americano Sub-20, o atacante Dentinho balançou as redes pela primeira vez na madrugada desta terça-feira e foi um dos responsáveis pela vitória por 2 a 0 da Seleção Brasileira sobre o Chile, no Estádio Polideportivo Cachamay, em Puerto Ordaz, na Venezuela, resultado que coloca o time verde e amarelo na próxima fase do torneio.

Após as atuações apagadas no empate diante do Paraguai, na estréia, e na vitória sobre a Bolívia na última quinta-feira, o corintiano enfim comprovou as expectativas e liderou o time nacional em seu segundo triunfo no torneio, resultado que o coloca de volta à vice-liderança do Grupo B.

Apesar da nova vitória e da recuperação, o time do técnico Rogério Lourenço mais uma vez não convenceu e sofreu para assegurar mais três pontos no Sul-Americano. Com outra fraca atuação, os jovens brasileiros chegaram a ser pressionados e por pouco não cederem o empate ao time chileno.

O novo triunfo brasileiro na Venezuela deixa o time verde e amarelo com sete pontos, atrás apenas do líder Uruguai, que segue com 100% de aproveitamento nos três primeiros jogos e soma nove. Logo atrás do Brasil, o Paraguai chegou aos quatro pontos após decretar outra derrota à lanterna Bolívia, também nesta terça, por 5 a 1, e busca a última vaga da chave.

Em busca da classificação, a equipe brasileira mostrou iniciativa nos primeiros minutos e teve mais posse de bola desde o começo. A superioridade do time de Lourenço foi recompensada logo aos 11min, quando Patric invadiu a área pela direita e bateu cruzado. Em posição legal, Dentinho apareceu no meio do caminho e desviou para as redes.

No entanto, o bom início brasileiro não teve seqüência e a equipe nacional viu o rival crescer na partida e ficar mais tempo com a bola nos pés. Sem mostrar criatividade, o Brasil não assustava, mas também conseguia conter as investidas dos chilenos. Com isso, o time apostava nos rápidos contra-ataques, que sempre saíam com os velozes Tales e Giuliano.

Antes de descer para os vestiários, as duas equipes criaram boas chances, mas não movimentaram o placar. Aos 37min, Walter deu belo passe de calcanhar para Renan Oliveira bater e parar na presença do chileno Saavedra. Em seguida, os rivais responderam com Caroca, em chute defendido pelo goleiro brasileiro Renan.

Na volta para o reinício, o time brasileiro deu sinais de nervosismo e viu o crescimento dos chilenos no duelo. Depois de um princípio de confusão com os rivais, em que Dentinho recebeu o cartão amarelo, os adversários por pouco não igualaram a partida. Com 8min, Llanos fez jogada individual pela direita, passou pela marcação e acertou a trave do goleiro Renan.

Depois do susto, o Brasil se recompôs e por pouco não aumentou a vantagem três minutos depois, novamente com Dentinho. Em lance que o centroavante Walter fez boa jogada individual e foi ao fundo cruzar, o corintiano apareceu bem na segunda trave, mas desta vez não foi bem e finalizou para fora, com o gol aberto à sua frente.

Aos 20min, nova chance brasileira, nos pés de Giuliano. O meia do Inter arriscou de longe e viu a bola passar rente à trave chilena. Porém, em seguida, em nova finalização à distância, o Brasil chegou ao segundo. Com 32min da etapa final, Maylson, que havia entrado na vaga de Renan Oliveira, bateu falta com força e contou com a colaboração do goleiro Saavedra para balançar as redes.

Com a ampliação da vantagem, o Brasil passou a administrar o resultado e só esperou o apito final. Antes, no entanto, viu o goleiro Renan trabalhar duas vezes e evitar o gol chileno. Primeiro, o arqueiro fez grande defesa em cabeçada de Medel, após cruzamento de Sagredo. Em seguida, parou chute de Llanos, em dois tempo e manteve o placar inalterado até o fim.

Após mais uma vitória, o Brasil se despede da primeira fase no duelo com o Uruguai, marcado para a próxima quarta-feira, que definirá o líder do Grupo B. Já Paraguai e Chile se enfrentarão na outra partida em busca da última vaga para a fase final.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade