PUBLICIDADE

Sul-Americano Sub 17

Sul-Americano Sub-17 2009 - Regulamento

Compartilhar

Regulamento

Participantes

O Campeonato Sul-Americano Sub-17 será disputado pelas seleções das 10 associações nacionais afiliadas à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol): Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Campeão do torneio

Consagra-se campeão da disputa a seleção que ocupar a primeira posição da etapa final.

Classificação para o Campeonato Mundial Sub-17

As equipes vencedoras dos grupos A e B obtêm automaticamente vaga para o Mundial Sub-17 da Fifa que será disputado do dia 20 de outubro ao dia 15 de novembro de 2009, na Nigéria. O campeão do torneio será definido em partida única que será disputada entre o campeão do Grupo A e do Grupo B após a primeira fase.

Os segundos e terceiros colocados de cada grupo disputarão um quadrangular final para definir as outras duas vagas para o Mundial.

Distribuição dos times

As dez seleções estarão distribuídas da seguinte maneira:

Grupo A: Bolívia, Brasil, Colômbia, Paraguai e Peru

Grupo B: Argentina, Chile, Equador, Uruguai e Venezuela

Sistema de disputa do torneio

A disputa contará com duas etapas: a de classificação e o quadrangular final. Os confrontos serão disputados por pontos, pelo sistema de todos contra todos, em turno único. Em cada grupo se classificarão para o quadrangular final aqueles que ocuparem as segundas e terceiras posições.

Critérios de desempate

Em caso de igualdade em pontos nas três primeiras posições na etapa de classificação, a classificação para a seguinte fase será determinada de acordo com os seguintes critérios:

- Diferença de gols

- Quantidade de gols a favor

- Confronto direto

- Sorteio

Se houver empate na etapa final, será adotado o mesmo sistema, mas se levará em conta apenas os jogos disputados nesta fase.

Observações

Somente participarão os jogadores que cumprirem os requisitos estabelecidos por Fifa e Conmebol e que forem nascidos depois de 1º de janeiro de 1992. Todos os jogadores inclusos nas listas de convocação devem ser cidadãos dos países que representam.

O Comitê Organizador do Torneio, com a aprovação da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), fez três alterações relevantes com relação às edições anteriores do Sul-Americano Sub-17: A definição dos grupos ocorreu através de um sorteio; o sistema de disputa da competição foi modificado e as seleções jogarão uma vez a cada três dias.

O torneio terá um total de 27 partidas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade