0

Swansea goleia e conquista Copa da Liga, primeiro título de sua história

24 fev 2013
14h55
atualizado às 15h03

De forma incontestável, o centenário Swansea conquistou neste domingo o primeiro título da sua história ao golear por 5 a 0 o modesto Bradford na final da Copa da Liga Inglesa. De quebra, o time treinado pelo ex-craque dinamarquês Michael Laudrup alcançou o placar mais dilatado da história das finais da competição,. O troféu ainda deu ao clube galês o direito de, na próxima temporada, disputar pela primeira vez a Liga Europa.

Ao Bradford, após o fim do sonho vir de forma tão categórica, resta voltar à dura realidade: lutar por uma vaga na terceira divisão da próxima temporada. O time está em 11º lugar na "League Two", como é chamada a quarta divisão do futebol inglês, e a oito pontos de uma das vagas nos play-offs decisivos.

O resultado de 4 a 0 no mítico estádio de Wembley começou a ser construído no primeiro tempo. O meia Dyer, aos 18 minutos, aproveitou rebote do goleiro Matt Duke em chute do espanhol Michu e abriu o placar. Aos 40, o próprio Michu, destaque da equipe, recebeu na entrada da área e chutou no canto, colocado, marcando um belo gol e ampliando a vantagem do time galês.

Se o Bradford voltou do intervalo achando que pudesse reagir, o Swansea logo tratou de acabar com qualquer esperança do adversário. Logo aos três minutos, Dyer fez o segundo dele e o terceiro do time após bela troca de passes na entrada da área.

Aos 10, o goleiro Duke cometeu pênalti no holandês De Guzman e foi expulso. O próprio De Guzman, depois de discutir com os companheiros para poder bater o pênalti, converteu a cobrança e transformou a vitória em goleada.

Com o título praticamente garantido, o Swansea diminuiu o ritmo e seguiu controlando até o fim um jogo em que jamais foi ameaçado. Para se ter uma ideia do amplo domínio da equipe galesa, o primeiro chute a gol do Bradford veio somente aos 43 minutos do segundo tempo.

Nos acréscimos, o gol que sacramentou a goleada, o título e o recorde: De Guzman completou cruzamento e marcou seu segundo na partida. O Swansea chegou pela primeira vez numa decisão e conseguiu torná-la muito fácil.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
publicidade