PUBLICIDADE

Tatu-bola mascote da Copa-2014 ganha nome em votação: "Fuleco"

26 nov 2012 - 08h34
(atualizado às 10h41)
Compartilhar

A Fifa revelou o nome escolhido em votação na internet para o tatu-bola anunciado em setembro como mascote oficial da Copa do Mundo de 2014: "Fuleco", que foi o preferido para 48% dos 1,7 milhão de votos recebidos pelo site da federação.

"Fuleco", nome que mistura futebol e ecologia, superou as outras duas opções, "Zuzeco" (31%), que funde as palavras azul e ecologia, e "Amijubi" (21%), que representa amizade e júbilo.

A organização da Copa analisou cerca de 450 nomes propostos para batizar o mascote até chegar às três opções finais, que foram mantidas apesar de terem recebido várias críticas por sua difícil pronúncia ou por produzir cacofonias.

O mascote é um tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), uma espécie em risco de extinção conhecido por sua capacidade de se proteger em uma carapaça cuja forma lembra uma bola de futebol.

Segundo a Fifa, desde a apresentação oficial do mascote, ele ganhou muita popularidade, já que os dados de uma pesquisa de marca da entidade mostraram que 89% dos brasileiros já o conhecem e o consideram um personagem simpático, com nota média de 7,3 neste quesito.

Os participantes dessa pesquisa associaram Fuleco com a natureza, a paixão pelo futebol e o caráter amigável, o que respalda o objetivo do Mundial de transmitir a importância do meio ambiente e a ecologia, segundo a Fifa.

Os resultados do estudo de opinião realizado no Brasil neste ano confirmam o valor dado pelos torcedores no país à sustentabilidade e ao meio ambiente, já que mais de 90% opinaram que o torneio deve ser respeitoso com o meio ambiente.

A Fifa e a organização da Copa consideram que o mascote, como espécie em risco de extinção, "pode desempenhar um papel fundamental de conscientização ambiental" e "incentivar o público a se comportar de forma ambientalmente correta".

EFE   
Compartilhar
Publicidade