PUBLICIDADE

Temporada na Alemanha começa com revanche da final da 'Champions'

26 jul 2013 - 14h40
(atualizado às 14h50)
Compartilhar

Pouco mais de dois meses depois que o Bayern de Munique derrotou o Borussia Dortmund por 2 a 1 em Londres, na primeira final alemã da história da Liga dos Campeões, as duas equipes, renovadas, voltarão a se enfrentar neste sábado, pela Supercopa da Alemanha, que marca a abertura da temporada do futebol local.

A Supercopa prevê um confronto entre o campeão nacional e o vencedor da Copa da Alemanha. No entanto, como o Bayern ficou com os dois títulos, além da taça da 'Champions', completando uma inédita tríplice coroa no país, o Dortmund foi convidado por ter sido o segundo colocado da Bundesliga.

Imperava uma "maldição" sobre a equipe de Munique, que foi derrotada cinco vezes entre 2011 e 2012 por aquele que tornou seu maior rival nos últimos. No entanto, ela teve fim em grande estilo no tradicional de Wembley, onde os bávaros se sagraram pentacampeões da Europa.

Após uma temporada perfeita, o Bayern trocou de técnico. Comandado agora por Josep Guardiola, que substituiu Jupp Heynckes, o time vem fazendo ótima pré-temporada, em que venceu um torneio amistoso com a participação do Dortmund e na última quarta-feira bateu o Barcelona por 2 a 0 na Allianz Arena.

No sábado, a equipe disputará sua primeira partida oficial. Trata-se de um troféu para o qual normalmente é dada pouca importância. No entanto, a rivalidade aumentada nas últimas temporadas e a possibilidade de conquistar seis títulos em uma no - ainda faltam a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes - dão status de jogo grande ao duelo.

Além de Guardiola, o clube de Munique contratou uma das grandes estrelas do rival nos últimos anos, o meia-atacante Mario Götze, além do meia Thiago Alcântara e o zagueiro Jan Kirchhoff, ex-Mainz 05. A saída mais relevante foi a do atacante Mario Gómez, que foi para a Fiorentina.

Götze está entregue ao departamento médico, Além dele, o treinador espanhol não deverá contar com os brasileiros Dante e Luiz Gustavo nem com o compatriota Javi Martínez, que participaram da Copa das Confederações e só voltaram de férias nesta semana. Por sua vez, o volante Bastian Schweinsteiger se recuperou de lesão, mas dificilmente começará jogando.

Para o Dortmund, a tentativa é mostrar, a uma semana do início do Campeonato Alemão, que a equipe ainda tem forças para fazer frente ao campeão europeu e evitar que ele vença a Bundesliga com tanta facilidade, como aconteceu neste ano.

O técnico Jürgen Klopp não terá a disposição o lateral Lucasz, que será substituído por Kevin Grosskreutz, nem com o atacante

Henrikh Mkhitaryan, ambos machucados.

Além do atleta armênio, foram contratados o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, também atacante, e o zagueiro grego Sokratis Papastathopoulos. Deixaram Dortmund oito atletas, entre eles os brasileiros Felipe Santana, que foi para o Schalke 04, e Leonardo Bittencourt, reforço do Hannover 96.

Prováveis escalações:.

Borussia Dortmund: Weidenfeller; Grosskreutz, Subotic, Hummels e Schmelzer; Bender e Gündogan; Sahin, Hofmann e Reus; Lewandowski. Técnico: Jürgen Klopp.

Bayern de Munique: Neuer; Lahm, Boateng, Van Buyten e Alaba; Thiago Alcântara e Kroos; Robben, Müller e Ribéry; Mandzukic. Técnico: Josep Guardiola.

Árbitro: Jochen Drees, auxiliado por Tobias Christ e Christian Gittelmann.

Estádio: Signal Iduna Park, em Dortmund.

EFE   
Compartilhar
Publicidade