PUBLICIDADE

Titulares goleiam São José por 5 a 1 e Grêmio se recupera no Gauchão

6 fev 2013 - 21h31
(atualizado às 21h35)
Compartilhar

Antes da Libertadores, vitória no Campeonato Gaúcho. Os titulares do Grêmio entraram em campo pela primeira vez no Estadual na noite desta quarta-feira e não decepcionaram: 5 a 1 e grande atuação diante do até então 100% São José, no Estádio Olímpico. A vitória recupera a equipe no Gauchão, já que o time B haviam perdido as últimas três partidas, uma delas o clássico Gre-Nal. Elano, Zé Roberto, duas vezes, Yuri Mamute e Bertoglio marcaram para o Tricolor. Henrique descontou para o Zequinha.

O próximo compromisso gremista será no sábado, diante do Juventude, em Caxias. A tendência é que o time B entre em cena novamente, para o grupo principal descansar para o jogo de quarta-feira na Libertadores. Já o São José enfrenta o Cerâmica, no mesmo dia, no Passo D'Areia, para manter a liderança do Grupo B. O Tricolor pulou para a quarta posição do Grupo A.

MASSACRE INICIAL

Apesar da campanha sem reparos do São José, o hiato de qualidade entre as duas equipes ficou evidente desde os primeiros segundos de jogo. Com menos de um minuto, Willian José já havia girado dentro da área e finalizado sobre a marcação. A campanha ruim no Gauchão tem como marca a utilização de jovens do time sub-20. Já com os titulares em campo, a superioridade gremista foi evidente.

Na sequência, ainda com um minuto, Elano enfiou bola para Leandro, que bateu cruzado pela direita para defesa de Vitor. Após cobrança de escanteio, Werley escorou, mas a defesa tirou em cima da linha. A pressão gremista denunciava que o primeiro gol sairia a qualquer momento.

Poderia ter saído aos 11, quando Willian José, Leandro e Elano tabelaram. O meia finalizou de dentro da área, mas Vitor voou para fazer a defesa. Zé ainda bateu aos 12, sem sucesso. Até que, aos 23 minutos, após jogada entre Zé Roberto e Elano, o camisa 10 sofreu pênalti. Elano cobrou, Vitor tocou na bola, que se chocou na trave. No rebote, o meia mesmo escorou para o gol e abriu o placar.

Ironicamente, o São José melhorou após o gol. Se jogou ao ataque, principalmente pelo lado direito. Foi ali que Lucas Gaúcho caiu e incomodou Alex Telles. O centroavante arriscou um chute de longa distância, sobre o gol de Grohe. Mas só. O goleiro tricolor foi espectador do primeiro tempo. O problema é que no ataque, o Grêmio parou de acertar e o tal massacre inicial desapareceu, embora a superioridade se manteve até o final do primeiro tempo.

REPETECO NO SEGUNDO TEMPO

Parecia replay. Os titulares gremistas retomaram o jogo com o mesmo ímpeto do início da primeira etapa. Logo aos 4 minutos, Zé Roberto arrancou pela meia esquerda entre os marcadores, adentrou na área e finalizou na saída de Vitor para fazer o segundo gremista no jogo.

Sem tempo para respirar, o São José não conseguiu sair da defesa. Pará saiu da defesa, tabelou com Elano e cruzou na linha de fundo. A bola desviou no goleiro Vitor e sobrou livre para Yuri Mamute, que entrou na vaga de Leandro. O garoto só empurrou para a meta vazia e fez seu primeiro gol com a camisa gremista nos profissionais.

Apesar das mudanças de Piccinin, o Zequinha continuou perdido em campo. Apenas Lucas Gaúcho incomodava a defesa gremista. O Tricolor, por outro lado, não arrefeceu e se manteve em cima. Willian José perdeu chance na pequena área, ao furar em bola, após cruzamento de Pará.

A goleada ainda teve um golaço de Zé Roberto. Pará recebeu na direita e colocou no peito do camisa 10. Honrando o número, o meia dominou e soltou chute potente para marcar o quarto gol, aos 26 minutos do segundo tempo. Logo depois, deixou o campo ovacionado, recebendo aplausos de pé no Olímpico, para entrada de Léo Gago. Elano também deixou a equipe para que o argentino Bertoglio pudesse voltar aos gramados após longo período parado.

Antes do apito final, Henrique ainda descontou para o São José, em chute cruzado da meia direita. Bertoglio respondeu com um golaço: passou por três na meia direita, entrou na área e colocou no alto, para fechar o 5 a 1.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 5 X 1 SÃO JOSÉ

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Data/Hora: Quarta-feira, 6/02/2013 - 19h30

Árbitro: André Cieslak

Auxiliares: José Eduardo Calza e Maurício Coelho Silva Penna

Público total: 8.761

Renda: R$ 174.995,50

Cartão amarelo: Bruno Martins (SJO) Leandro, Saimon, Alex Telles (GRE)

Gols: Elano – 23’/1 ºT (1-0), Zé Roberto – 4’/2ºT (2-0) e 26’/2ºT (4-0), Yuri Mamute – 7’/2ºT (3-0), Henrique - 37'/2ºT (4-1), Bertoglio - 47'/2ºT (5-1)

GRÊMIO

Marcelo Grohe; Pará, Werley, Saimon e Alex Telles; Souza, Marco Antônio, Elano (Bertoglio – 32’/2ºT) e Zé Roberto (Léo Gago – 32’/2ºT); Willian José e Leandro (Yuri Mamute – intervalo) - Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

SÃO JOSÉ

Vitor; Tiago Matos, Gustavo, Douglas e Alisson (Rodrigo Paulista – 15’/2ºT); Everton, Bruno Martins, Cléber Oliveira e Hugo (Henrique – 21’/2ºT); Luizinho (Aldair – 12’/2ºT) e Lucas Gaúcho – Técnico: Agenor Piccinin.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade