0

Torneio Final do Campeonato Argentino terá largada nesta sexta-feira

7 fev 2013
16h19
atualizado às 17h38

O Torneio Final do Campeonato Argentino será aberto nesta sexta-feira, tendo como destaque a luta de Boca Juniors e River Plate, as duas equipes mais populares do país, para reconquistarem o caneco nacional, tendo como técnicos os dois comandantes mais bem-sucedidos de suas histórias.

A dupla da capital e outros 17 times tentarão a partir deste fim de semana, impedir o bicampeonato do Vélez Sarsfield, que conquistou o Inicial, e se repetir o feito, conquista o título da temporada 2012/2013.

O primeiro dia de disputa do Torneio Final do Campeonato Argentino tem dois jogos programados. Primeiro, duelam Unión de Santa Fé e Arsenal de Sarandí. Na sequência, o Vélez Sarsfield inicia sua caminhada fora de casa, contra o Argentinos Juniors.

No sábado, o Boca Juniors estreia pegando o Quilmes, em La Bombonera. A equipe agora é treinada por Carlos Bianchi, quatro vezes campeão nacional, três vezes da Libertadores e outras dois do Intercontinental, nas duas passagens que teve no clube, entre 1998 e 2001 e depois entre 2003 e 2004.

No Torneio Inicial, finalizado em dezembro do ano passado, o Boca terminou apenas na sexta colocação. Os maus resultados custaram o emprego do antigo técnico Julio Cesar Falcioni.

Para a temporada, o time ainda vive a indefinição sobre a situação de Riquelme, que tem vínculo com o clube. O principal reforço da equipe para a temporada é Juan Manuel Martínez, contratado junto ao Corinthians.

O River Plate, por sua vez, entra em campo no domingo, quando visitará o Belgrano. O técnico da equipe é Ramón Díaz, dono de cinco títulos argentino, um da Libertadores e outro da Sul-Americana, em suas duas passagens, entre 1996 e 1999, e 2001 e 2002. O técnico substituiu Matías Almeyda, que subiu com a equipe da segunda divisão na última temporada.

Entre as contratações que fez a equipe, a principal foi a repatriação do meia-atacante Juan Manuel Iturbe, que foi contratado por empréstimo junto ao Porto. Outro que voltou foi o zagueiro paraguaio Adalberto Román, que estava no Palmeiras.

No entanto, o reforço mais expressivo das equipes que disputarão o Argentino é do Vélez, o volante Fernando Gago, que estava no Valencia e chegou cedido por seis meses. O meia volta ao seu país de origem depois de passagens apagadas por Real Madrid e Roma.

Outras duas equipes de muita tradição no futebol argentino, Independiente e San Lorenzo devem viver um semestre de agonia, já que deverão passar o período lutando contra o rebaixamento para a segunda divisão nacional.

A pior situação é da equipe de Avellaneda, que é a 18ª colocada no Promedio, classificação que leva em conta a média de pontos de cada equipe nas três últimas temporadas.

Na antepenúltima posição, o Independiente estaria rebaixado se o campeonato acabasse agora, junto com Unión de Santa Fé. San Martín, Atlético Rafaela e o San Lorenzo, 15º no Promedio, são as equipes ameaçados de descenso.

Programação da primeira rodada do Torneio Final do Campeonato Argentino:.

Sexta-feira (08/02).

Unión de Santa Fé - Arsenal de Sarandí.

Argentinos Juniors - Vélez Sarsfield.

Sábado (09/02).

Estudiantes - Tigre.

All Boys - Godoy Cruz.

Boca Juniors - Quilmes.

San Martín - San Lorenzo.

Domingo (10/02).

Independiente - Newell's Old Boys.

Atlético Rafaela - Racing.

Belgrano - River Plate.

Segunda-feira (11/02).

Lanús - Colón.

EFE   
publicidade