PUBLICIDADE

Tribunal suspende exclusão do Fenerbahçe da Liga dos Campeões

18 jul 2013 - 11h52
Compartilhar

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) suspendeu a exclusão de dois anos em torneios europeus do Fenerbhaçe, imposta pela Uefa por causa do envolvimento do clube no escândalo de manipulação de resultados, anunciou nesta quinta-feira o clube turco.

"Para todos os torcedores do Fenerbahçe: a equipe de futebol Fenerbahçe disputará neste ano a Liga dos Campeões, com o sorteio que se celebrará amanhã (sexta-feira)", garantiu o presidente do clube do Istambul, Aziz Yildirim, em comunicado publicado no site do clube.

"Após a suspensão da punição imposta pela Uefa, vamos participar como cabeça de chave do sorteio que acontecerá amanhã (sexta-feira) em Nyon, na Suíça, que definirá as equipe que se enfrentaram na fase de grupos da 'Champions'", explicou o comunicado.

De acordo com o diário turco Hurriyet, citando um ex-dirigente da Federação turca, o Fenerbahçe apresentou um procedimento de defesa acelerado ao TAS pedindo a suspensão da punição até que a sentença do tribunal arbitral seja tomada de maneira definitiva.

Contudo, se o TAS confirmar a punição, em uma audiência programada para a segunda quinzena de agosto, o Fenerbahçe será excluído da Liga dos Campeões e será substituído pelo Bursaspor, quarto colocado do Campeonato turco de 2012-2013.

A UEFA anunciou em junho a exclusão do clube turco de competições europeias por três anos, devido à participação em um gigantesco esquema de manipulação de resultados desvendado em 2011.

Por seu papel no esquema, Aziz Yildirim foi condenado a seis anos e três meses de prisão, mas logo foi liberado após um ano de detenção preventiva.

O Fenerbahçe havia sido excluído pela própria Federação turca da edição 2011-2012 da Liga dos Campeões da Europa.

Mais tarde, a entidade que rege o futebol europeu reduziu, após apelo, a pena para dois anos de suspensão.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade