PUBLICIDADE

Trio do Barcelona disputa Bola de Ouro; Marta é indicada

6 dez 2010 - 09h25
(atualizado às 10h01)
Compartilhar

A Fifa anunciou nesta segunda-feira os nomes dos seis indicados - três homens e três mulheres - à Bola de Ouro de 2010, prêmio dedicado ao melhor jogador do mundo na modalidade. E entre os homens, o Barcelona confirmou sua supremacia ao emplacar os três nomeados: Andrés Iniesta (Espanha), Xavi (Espanha) e Lionel Messi (Argentina).

Sem indicações entre os homens, o Brasil marca presença na lista de indicações femininas: Marta, eleita a melhor jogadora do mundo em 2006, 2007, 2008 e 2009, concorre pelo pentacampeonato com as alemãs Birgit Prinz (vencedora em 2003, 2004 e 2005) e Fatmire Bajmaraj.

Em alta, o futebol espanhol e o Barcelona também foram lembrados na lista de melhores técnicos de 2010. Entre os homens, Vicente del Bosque (Espanha, seleção espanhola), Josep Guardiola (Espanha, Barcelona) e José Mourinho (Portugal, Inter de Milão/Real Madrid) foram os citados.

Entre as mulheres, as alemãs também conseguiram duas indicações: Silvia Neid, da seleção principal, e Marein Meinert, da Sub-20 germânica, concorrem com a sueca Pia Sundhage, técnica da seleção dos EUA, pelo prêmio de melhor treinadora de 2010.

As indicações foram anunciadas pela Fifa em cerimônia na sede do jornal L'Equipe, em Paris, e contou com a presença de François Morinière, presidente da revista France Footbal. A tradicional publicação francesa era a antiga organizadora da Bola de Ouro, prêmio incorporado pela entidade máxima do futebol mundial neste ano para que os troféus fossem unificados.

Estiveram também presentes à cerimônia Jérôme Valcke, secretário geral da Fifa; Jean-Pierre Papin, vencedor da Bola de Ouro em 1991; e Christian Karembeu, ex-jogador e atual membro do Comitê Executivo da Fifa.

As indicações foram confirmadas após votação dos capitães e treinadores de todas as seleções masculinas e femininas filiadas à Fifa. Além disso, representantes da imprensa internacional escolhidos pela revista francesa também apontaram seus candidatos. Os votos de cada um dos três grupos foram igualmente divididos na contagem do resultado final.

Os vencedores do prêmio serão conhecidos em 10 de janeiro, data do baile de gala da entidade máxima do futebol mundial. A cerimônia aconcerá na Kongresshaus, em Zurique, e também apontará o vencedor do Prêmio Ferenc Puskas, dedicado ao gol mais bonito do ano - Neymar é o único brasileiro indicado na eleição, que acontece no site da própria Fifa.

Messi, Xavi e Iniesta disputam entre os homens; time catalão também colocou técnico na lista
Messi, Xavi e Iniesta disputam entre os homens; time catalão também colocou técnico na lista
Foto: Getty Images
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade