PUBLICIDADE

Uefa adota medidas mais drásticas contra doping e racismo

23 mai 2013 - 19h13
(atualizado às 21h40)
Compartilhar

A União Europeia de Futebol (Uefa) deu um passo à frente na luta contra duas pragas que atingem o esporte, o doping e o racismo.

O secretário-geral da entidade, o italiano Gianni Infantino, informou nesta segunda-feira que serão efetuados exames de sangue para detectar o uso de substâncias proibidas.

No campo do racismo, os autores de ofensas em estádios serão punidos com uma suspensão de dez partidas.

"Queremos fazer todo o possível para mostrar que queremos um esporte limpo. Nas Eurocopas 2008 e 2012, tivemos experiências bem-sucedidas com exames de sangue e pensamos agora que chegou o momento de estabelecer esses controles como regra", afirmou o dirigente.

Infantino explicou que especialistas em Medicina do Esporte decidirão o número de controles que serão efetuados e em que competições.

Até então, a ação da Uefa se limitava a simples exames de urina, o que para muitos observadores é considerado insuficiente.

Já a punição de dez partidas de suspensão para autores de ofensas racistas será aplicada para as pessoas que atuam no gramado (jogadores, árbitros, comissão técnica...).

Em caso de comportamento racista registrado entre os torcedores, o estádio será fechado parcialmente se este for o primeiro incidente do tipo.

Na segunda, o estádio será fechado totalmente e o clube com mando de campo será multado em 50.000 euros.

O comitê executivo da entidade incentivou as federações nacionais a tomarem medidas semelhantes, mas sem impor nada.

As novas medidas entram em vigor em 1º de junho.

Em termos de competição, a Uefa também esboçou uma mudança, inspirada no que já acontece em competições sul-americanas.

De acordo com Infantino, estuda-se a possibilidade de que o vencedor da Liga Europa em 2015 garanta uma vaga para a edição de 2015-2016 da Liga dos Campeões, torneio mais importante do continente.

Isso já acontece com as duas principais competições da Conmebol: o vencedor da Copa Sul-Americana está automaticamente classificado para a Libertadores.

"Temos que fazer alguma coisa para melhorar a Liga Europa. Uma forma de deixá-la mais atrativa seria dar uma vaga para a 'Champions'. O assunto está em discussão, mas será resolvido em breve", completou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade