PUBLICIDADE

United garante vaga nas oitavas, Barça tropeça na Escócia

7 nov 2012 - 22h25
Compartilhar

O Manchester United tornou-se nesta quarta-feira o terceiro time a garantir sua vaga nas oitavas da Liga dos Campeões com duas rodadas de antecedência, seguindo Porto e Málaga, ao derrotar o Braga de virada por 3 a 1, enquanto o Barcelona foi vítima da zebra ao perder por 2 a 1 para o Celtic em Glasgow.

Os 'Red Devils' são o único time a manter 100 % de aproveitamento na competição. O Braga saiu na frente com um gol de pênalti marcado pelo brasileiro Alan aos quatro minutos do segundo tempo, mas o time inglês conseguiu a virada ao marcar três vezes nos minutos finais.

O holandês Robin Van Persie empatou aos 35. Wayne Rooney ampliou de pênalti quatro minutos depois e o mexicano 'Chicharito' Hernandez selou o resultado nos acréscimos.

Com esta grande campanha, os comandados do técnico Alex Ferguson apagaram o vexame da temporada passada, quando foram eliminados na fase de grupos.

O United é líder disparado do grupo H com 12 pontos, oito a mais do que o Galatasaray, que superou Cluj fora de casa pelo mesmo placar de 3 a 1. Os três gols do time turco foram marcados pelo atacante Burak Yilmaz.

O Barça também tinha tudo para garantir sua vaga nas oitavas, mas foi surpreendido por um valente Celtic.

Empurrado pela sua torcida, o time escocês saiu na frente aos 21 minutos de jogo com um gol do queniano Victor Wanyama e Tony Watt ampliou aos 38 da etapa final.

O craque argentino Lionel Messi descontou nos acréscimos, mas já era tarde demais para evitar a primeira derrota do Barça na competição.

O Barcelona continua liderando a chave G com nove pontos, dois de vantagem sobre o Celtic e cinco sobre o Benfica, que derrotou o Spartak de Moscou por 2 a 0, com dois gols marcados pelo paraguaio Oscar Cardozo.

No grupo E, o Chelsea deu o troco da derrota por 2 a 1 que sofreu na Ucrânia e acabou com a invencibilidade do Shakhtar Donetsk, que antes não havia perdido um jogo sequer em 2012. O time londrino venceu por 3 a 2, com um gol marcado de cabeça pelo nigeriano Victor Moses no último lance da partida.

Este duelo espetacular foi marcado pelo talento dos jogadores brasileiros dos dois times, sendo que sete foram titulares, quatro pelo Shakhtar (Willian, Fernandinho, Alex Teixeira e Luiz Adriano) e três pelo Chelsea (David Luiz, Ramires e Oscar).

Willian marcou os dois gols do Shakhtar em lances parecidos, na conclusão de belas jogadas coletivas que em ambos os casos tiveram participação decisiva do seu compatriota Fernandinho.

No entanto, o gol mais bonito da noite foi marcado por Oscar, que fez 2 a 1 para o Chelsea aos 40 minutos do primeiro tempo, após o espanhol Fernando Torres abrir o placar aos 6 e Willian empatar três minutos depois.

O ex-meia do Internacional tirou proveito de uma falha do goleiro Pyatov, que saiu fora da sua área e tentou afastar o perigo cabeça enquanto o espanhol Juan Mata se apresentava sozinho, livre de marcação.

A bola acabou sobrando para o brasileiro, que percebeu que o gol estava vazio e acertou um lindo chute por cobertura de 40 metros.

O Shakhtar reagiu com o segundo gol de Willian, marcado aos dois minutos do segundo tempo, mas Moses deu a vitória ao Chelsea nos acréscimos, para o delírio da torcida que lotou o estádio de Stamford Bridge.

Este resultado deixou o grupo embolado. O Chelsea e o Shakhtar dividem a liderança com os mesmos sete pontos, um a mais do que a Juventus, que obteve sua primeira vitória na competição ao golear o modesto Nordsjälland por 4 a 0.

Outro brasileiro balançou as redes nesta quarta-feira, o atacante Jonas, que abriu o placar na vitória por 4 a 2 do Valencia sobre o BATE Borisov, de Belarus.

O time espanhol saiu na frente aos 26 minutos de jogo, quando o ex-atacante do Grêmio recebeu um bom passe do argentino Costa na área, ajeitou a bola no peito e se livrou de dois marcadores antes de mandar uma bomba sem chances para o goleiro Gorbunov.

O Valencia ampliou três minutos com um gol de pênalti de Soldado e o meia argelino Sofiane Feghouli fez 3 a 0 aos 6 do segundo tempo.

O brasileiro naturalizado bielorrusso Renan Bressan diminuiu dois minutos depois e Mozolevski fez o segundo gol dos visitantes aos 38, mas Feghouli balançou as redes mais uma vez aos 41.

O Valencia chegou a nove pontos e divide a liderança do grupo F com o Bayern de Munique, que massacrou o Lille por 6 a 1, com três gols marcados pelo atacante peruano Claudio Pizzarro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade