PUBLICIDADE

Valcke manda indireta à preparação do Rio para Confederações-13

5 mar 2013 - 18h22
(atualizado às 18h46)
Compartilhar

Em visita à Arena Pernambuco nesta terça-feira, o secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke deu a entender que a cidade-sede para a Copa das Confederações que mais preocupa a entidade é o Rio de Janeiro. Questionado sobre qual dos quatro estádios que ainda não foram entregues é o mais preocupante, Valcke saiu pela tangente e respondeu com uma indireta:

- A cidade que mais me preocupa é a que vou visitar daqui a dois dias - disse, sorrindo ironicamente.

Nesta quarta-feira, a comitiva da Fifa, do governo federal e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo-2014 (COL) estarão em Belo Horizonte (MG) para visitar o Mineirão. Na quinta, daqui a dois dias, será a vez do Rio de Janeiro receber as autoridades. O Maracanã, estádio da final da Copa das Confederações, vai receber a visita técnica operacional da Fifa nesta quarta, antes da chegada de Valcke e companhia na cidade. Na quinta, a Fifa e o COL anunciarão o calendário de eventos-testes para a Copa das Confederações, que começa no dia 15 de junho.

O estádio está com 87% de conclusão, conforme última medição feita em janeiro. Porém, ainda é possível ver máquinas pesadas trabalhando no estádio, e a instalação da nova cobertura não está concluída.

Arena Pernambuco elogiada

Já o estádio em São Lourenço da Mata, região metropolitana de Recife (PE), ganhou elogios do secretário-geral da Fifa, mesmo que algumas exigências do chamado padrão Fifa não tenham sido cumpridas, como a drenagem à vácuo e o gramado plantado com sementes, e não plantação em rolos, como será na Arena Pernambuco. A drenagem será do tipo gravitacional.

- O que posso dizer é que passamos de 46% a mais de 90% das obras aqui e o estádio vai ser entregue a tempo. É isso que queríamos: tempo pra fazer testes. O campo, que é o mais importante para os jogadores, e a iluminação serão feitos nas próximas três semanas - disse Valcke.

A Arena Pernambuco está com 90,1% de conclusão e deve ser entregue em meados de abril. A instalação da cobertura foi concluída no final do mês passado e cerca de 10 mil cadeiras foram colocadas. Além de Arena Pernambuco e Maracanã, Fonte Nova e Mané Garrincha ainda não estão concluídos. Destes quatro, o próximo a ficar pronto deve ser a Fonte Nova, cuja reinauguração está programada para o dia 7 de abril.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade