PUBLICIDADE

vc repórter: irrigação do Ituano gera crise com racionamento

Campo do estádio do Ituano receberia irrigação de água imprópria para consumo, segundo a prefeitura da cidade de Itu

15 ago 2014 - 19h51
(atualizado às 20h22)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Moradores dizem que o campo é irrigado até cinco vezes por dias</p>
Moradores dizem que o campo é irrigado até cinco vezes por dias
Foto: Renato Rodrigues de Campos / vc repórter

Em meio a um racionamento de água, habitantes da cidade de Itu, em São Paulo, têm se revoltado diante da constante irrigação do Estádio Doutor Novelli Junior, casa do Ituano Futebol Clube. Moradores afirmam que o procedimento é realizado no campo até cinco vezes por dia. A prefeitura alega que a água utilizada pelo time não é tratada e é imprópria para o consumo humano.

Siga o vc repórter no Twitter

De acordo com a administração municipal, Itu enfrenta o racionamento desde o mês de fevereiro deste ano. A medida foi aplicada à região central, em todos os bairros atendidos pela ETA (Estação de Tratamento de Água) I. Diante da situação, o Ministério Público da cidade fez recomendações à prefeitura, que afirmou que acatou todas as que eram “cabíveis”.

Entre as medidas propostas para minimizar a situação, o MP destacou o “uso prioritário dos recursos hídricos para consumo humano” e o dever da concessionária do serviço público de prover abastecimento emergencial para os usuários afetados, considerando que, entre outros fatos, “grande parte da água captada por particulares vem sendo destinada para usos não prioritários, com irrigação de campos improdutivos, parques, áreas de lazer e esporte, golfe, ou destinação estritamente comercial, em detrimento da população”.

Apesar da consideração e das queixas feitas por moradores, a prefeitura afirmou que no Estádio Novelli Junior há um poço raso usado para irrigação. A administração municipal acrescentou ainda que a água despejada sobre o campo de futebol é imprópria para consumo humano e não é tratada. Até as 20h, o Terra não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do Ituano.

O leitor Renato Rodrigues de Campos, de Itu (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade