PUBLICIDADE

Veja como foram os últimos títulos europeus de Borussia e Bayern

23 mai 2013 - 21h07
(atualizado às 21h39)
Compartilhar

O suíço Ottmar Hitzfeld é elo histórico que une os finalistas desta edição da Liga dos Campeões da Europa. O técnico é, simplesmente, o homem que comandou Bayern de Munique e Borussia Dortmund nos dois últimos títulos europeus dos rivais deste sábado, em Wembley, Londres.

Em maio de 1997, o Borussia Dortmund chegava ao Estádio Olímpico de Munique para enfrentar a Juventus, atual campeã da Champions, e time mais badalado do mundo por contar com os craques Zidane e Del Piero no auge da carreira. Como vencê-los? A equipe foi a campo com três zagueiros e povoou o meio de campo com cinco jogadores.

O astro era o suíço Chapuisat, que marcou época no Westfalenstadion. Mas foram os voluntariosos Riedle e o reserva Ricken os autores dos gols da inédita conquista do clube. A vitória por 3 a 1 sobre a Velha Senhora mostrou que Hitzfeld tinha o time nas mãos.

Naquela ocasião, o Dormtund foi a campo com: Klos, Reuter, Summer, Kree, Kohler e Heinrich; Paulo Sousa, Lambert e Möller (Zorc); Ridle (Herrlich) e Chapuisat (Ricken).

Assim como há 16 anos, o Borussia chega à final com apenas uma derrota. O lado aurinegro do Ruhr reza para que a coincidência se torne realidade.

Quatro anos depois de levar o Dortmund à glória, Hitzfeld, com esquema tático parecido, pôs fim a uma sequência de três vice-campeonatos do Bayern de Munique vencendo o Valencia nos pênaltis, na decisão da Champions-2001, numa partida dramática, disputada no San Siro. Foi o tetracampeonato dos bávaros.

No tempo regulamentar empate em 1 a 1. Mendienta abriu o placar para os espanhóis logo com três minutos de jogo. Effenberg deixou tudo igual na segunda etapa.

O Bayern daquela época era liderado pelo goleiro Kahn e pelo capitão Effenberg, dois pilares da conquista.

O time bávaro formou com: Kahn, Sagnol (Jancker), Linke, Koffour, Andersson e Lizarrazu; Hargreaves, Effenberg, Scholl (Paulo Sergio) e Salihamidžic; Elber (Zickler).

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade