PUBLICIDADE

Vice de Leoz, uruguaio Eugenio Figueredo é o novo presidente da Conmebol

24 abr 2013 - 19h34
(atualizado às 20h21)
Compartilhar

O uruguaio Eugenio Figueredo é o novo presidente da Conmebol, substituindo o paraguaio Nicolás Leoz, que estava no cargo há quase 27 anos e renunciou na terça-feira, informou a entidade nesta quarta.

Em carta assinada pelo atual secretário-executivo da confederação, Francisco Figueredo Brítez, e dirigida ao presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, informa-se que Eugenio Figueredo, de 81 anos, assumirá a Presidência do organismo até o final do atual mandato, em maio de 2015.

O estatuto da Conmebol estabelece que em caso de renúncia do presidente será o vice-presidente quem assumirá o cargo.

Nicolás Leoz, de 84 anos, anunciou na terça-feira que deixaria o Comitê Executivo da Fifa e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014. O dirigente ainda disse que colocará a presidência da entidade máxima do futebol sul-americano à disposição em reunião com os dez presidentes das confederações afiliadas na próxima terça.

Leoz alegou motivos de saúde para se afastar. No entanto, a renúncia coincide com a divulgação de uma suposta investigação da Fifa de corrupção na escolha do Catar como sede da Copa de 2022.

O paraguaio completaria 27 anos à frente da Conmebol no próximo dia 1º e faz parte do Comitê Executivo da Fifa desde junho de 1998, quando o suíço Joseph Blatter assumiu a presidência do organismo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade