2 eventos ao vivo

Virada histórica do Vasco sobre o Palmeiras completa dez anos

20 dez 2010
15h56
atualizado às 17h50

Nesta segunda-feira, dia 20 de dezembro de 2010, os vascaínos celebram os dez anos de uma das maiores conquistas da história do clube, o título da Copa Mercosul de 2000. Depois de estar perdendo por 3 a 0 no primeiro tempo, no Palestra Itália, o Vasco conseguiu de forma heróica marcar quatro gols na etapa complementar e se sagrar campeão, com show de Romário e Juninho Paulista. O feito foi apelidado pelos torcedores como "A Virada do Século".

Vitória sobre o Palmeiras por 4 a 3 deu o título da Copa Mercosul
Vitória sobre o Palmeiras por 4 a 3 deu o título da Copa Mercosul
Foto: Getty Images

"Quando começou o segundo tempo, todo mundo estava ciente da dificuldade que seria virar o placar, mas o grupo sabia que a reação era algo viável, pois tínhamos uma equipe de muita qualidade. E apesar de tudo, todos nós sabíamos que o mínimo que devíamos fazer era honrar a camisa do Vasco. E com o jogo rolando, foi tudo acontecendo e quando percebemos já tinha virado o jogo de uma forma incrível, eu tenho certeza de que nunca mais terá um jogo como este, foi algo inesquecível" disse Pedrinho.

A arrancada vascaína começou com uma substituição realizada pelo treinador Joel Santana (contratado apenas quatro dias antes do jogo) no início do segundo tempo. O técnico promoveu a entrada de Viola no lugar de Nasa. O atacante infernizou os defensores alviverdes e as oportunidades de gol começaram a surgir.

Aos 13min, Juninho Paulista sofreu pênalti e Romário converteu. Dez minutos depois, novo pênalti em Juninho Paulista e mais um gol do camisa 11. O empate só saiu aos 40min, após cruzamento da direita, a bola sobrou para Juninho Paulista que não perdoou.

O feito já seria heróico até então, mas o Vasco conseguiu mais e no último suspiro concretizou o milagre. Aos 48min, Viola fez jogada na esquerda e a bola sobrou para Juninho Paulista, que chutou em cima da zaga. No rebote, Romário, sozinho, mandou para o fundo do gol palmeirense. Vasco campeão. Uma das viradas mais inacreditáveis da história do futebol.

A lembrança deste tempo contrasta com a realidade atual. A última conquista vascaína foi o Campeonato Carioca em 2003. A torcida espera que o título histórico da Copa Mercosul de 2000, o último internacional conquistado pelo Vasco, sirva como inspiração para o time voltar ao caminho das vitórias.

Fonte: Gazeta Esportiva
publicidade