PUBLICIDADE

Visita do elenco do Barcelona leva euforia à população da Palestina

4 ago 2013 - 16h46
(atualizado às 18h58)
Compartilhar

A passagem do elenco pelo território palestino levou a população local ao delírio no último sábado. Cerca de 25 mil pessoas, muitas vestidas com a camisa do clube catalão, lotaram o novo estádio na cidade de Dura, no sul da Cisjordânia, onde os jogadores realizaram uma clínica de futebol de 40 minutos com meninas e meninos palestinos.

As ruas de Belém, cidade natal de Jesus Cristo, e na cidade de Dura, perto de Hebron, foram enfeitadas do Barcelona. Os fãs seguiram o trajeto do ônibus que levava a delegação com a expectativa de ver seus ídolos. A euforia causada pelo elenco catalão pode ser medida pelas palavras de um morador local.

- É ótimo poder ver Xavi, Iniesta, Messi e Neymar na Palestina. Este é meu dia de sorte - afirmou o jovem Fadwa, de 17 anos.

O ministro dos Esportes da Palestina, Jibril Rajoub, considerou a visita do Barcelona como o evento mais importe na história do esporte palestino. O clube catalão e seu maior rival, Real Madrid, são os clubes mais populares entre os palestinos.

Em fevereiro, representantes do clube espanhol disseram que pretendiam fazer um amistoso contra um time formado por palestinos e israelenses em Tel Aviv, mas os 'vizinhos' do Oriente Médio não concordaram nos entendimentos para que a partida fosse realizada.

Os palestinos se queixaram de que as forças de segurança de Israel muitas vezes impedem que os atletas viajem livremente entre a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, onde os palestinos têm autogoverno limitado, mas sobre o qual Israel mantém o controle de segurança.

Durante sua passagem por Belém, o elenco do Barça também se encontrou com o presidente palestino, Mahmoud Abbas e, neste domingo, se encontrou com o presidente de Israel, Shimon Peres e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Em Jerusalém, jogadores e dirigentes visitaram o Muro das Lamentações.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade