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Futebol Americano

Maior vitrine publicitária, comercial no Super Bowl custa US$3,5 mi

5 fev 2012 - 09h38
(atualizado às 12h20)
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Mais de 100 milhões de pessoas atentas ao jogo e quatro horas de televisão com constantes interrupções. Assim é o Super Bowl, a final da Liga de Futebol Americano (NFL), uma perfeita vitrine publicitária onde um espaço de 30 segundos no ar custa US$ 3,5 milhões (cerca de R$ 6,1 milhões).

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Um desses anúncios pode envolver o público e levá-lo a falar sobre o assunto durante semanas, até meses, com um efeito correspondente sobre as vendas. Mas às vezes o investimento não é rentável.

"É uma grande aposta com um grande risco, embora sempre dependa do orçamento a ser tratado", disse Ana Matonte, diretora de publicidade da agência Arenas. "Investe-se uma quantia muito grande e nem sempre se recupera esse dinheiro. Mas é uma oportunidade única para expor o produto e colocá-lo na boca de todo o mundo", acrescentou.

Sua empresa administrou, no ano passado, a publicidade nos Estados Unidos da quarta edição do filme "Piratas do Caribe", que incluiu um anúncio no Super Bowl.

"Em geral são estreias exclusivas e todo mundo quer falar delas. Em muitos casos são o ponto de partida para muitas campanhas, e a resposta é significativa para o êxito final do produto", afirmou.

Nos Estados Unidos, quase ninguém tem escapatória. O evento televisivo do ano é ideal para reunir famílias, amigos e até os que não se interessam pelo esporte à frente da tv.

Há quem não se importe pelo jogo, mas goste do debate sobre qual é o melhor anúncio.

A edição de 2011, o 46ª Super Bowl, foi o programa mais visto da história no páis com uma audiência superior a 111 milhões de espectadores.

Ao longo do confronto deste domingo em Indianápolis, entre o New York Giants e o New England Patriots, serão vistos dezenas de anúncios de marcas de carros, bebidas, portais de internet e próximas estreias cinematográficas.

Além disso, o intervalo terá um show da cantora Madonna, que interpretará quatro músicas, na apresentação que contará com participações de Nicky Minaj e MIA.

Sem voltar muito no tempo, o grupo The Black Eyed Peas, que se apresentou durante o intervalo do Super Bowl de 2011, teve um aumento de 332% nas vendas da música "Where Is the Love" na semana posterior ao evento.

Os intervalos do jogo são marcados por performances históricas. Algumas por sua qualidade, como a de Michael Jackson em 1993, e outras pela polêmica que provocaram, como a de sua irmã Janet em 2004, quando mostrou um dos seios durante sua apresentação com Justin Timberlake.

Depois da apresentação no Super Bowl de 2011, o Black Eyed Peas lucrou 332% a mais com uma música
Depois da apresentação no Super Bowl de 2011, o Black Eyed Peas lucrou 332% a mais com uma música
Foto: Getty Images
EFE   
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