PUBLICIDADE

Futebol Americano

Super Bowl é mais valioso que Olimpíadas e Copa, aponta Forbes

24 out 2012 - 14h18
(atualizado às 14h53)
Compartilhar

Um estudo divulgado no último dia 17 pela revista americana Forbes revelou um ranking dos eventos esportivos mais valiosos do mundo. Os três primeiros colocados são o Super Bowl, a final norte-americana do futebol americano, que vale US$ 470 milhões (R$ 940 milhões); os Jogos Olímpicos, com US $ 348 milhões (R$ 696 milhões) e a Copa do Mundo da FIFA, com U$ 147 milhões (R$ 294).

Para chegar a estes valores, a Forbes calculou as receitas geradas por cada evento, incluindo direitos de transmissão, patrocínios, taxas de licenciamento e receitas de bilheteira: tudo isso dividido pelo número de dias em que o evento ocorre.

Como o Super Bowl é realizado em um único dia, contra 17 das Olimpíadas e os 30 dias da Copa do Mundo, ele se torna o mais valioso. Segundo a revista americana, mais de 111 milhões de pessoas assistiram a final deste ano nos Estados Unidos. A rede de TV NBC recebeu US$ 3,5 milhões (R$ 7 milhões) por cada comercial de 30 segundos veiculado.

O estudo ainda listou as marcas esportivas, clubes e atletas de maior valor no mundo do esporte. Entre as empresas, Nike e a rede de canal fechado ESPN são as campeãs, com US$ 15,9 bilhões (R$ 31,8 bilhões) e US$ 11,5 bilhões (R$ 23 bilhões) de receita, respectivamente.

O golfista Tiger Woods, mesmo após passar por escândalos de infidelidade no casamento, é o atleta mais rentável, com US$ 38 milhões (R$ 76 milhões). Completam o pódio o tenista Roger Federer, com US$ 29 milhões (R$ 58 milhões) e o golfista Phil Mickelson, com US$ 26 milhões (R$ 52 milhões). Na sequência, o jogador de futebol David Beckham e o astro do basquete LeBron James aparecem empatados, com a mesma "rentabilidade" do terceiro colocado.

Terra

Colaborou com esta notícia o internauta João Henrique Olegario, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Para chegar aos valores, a Forbes calculou as receitas geradas, dividido pelo número de dias de cada evento
Para chegar aos valores, a Forbes calculou as receitas geradas, dividido pelo número de dias de cada evento
Foto: Forbes / Reprodução
vc repórter
Compartilhar
Publicidade