PUBLICIDADE

Futebol Americano

vc repórter: Cuiabá e Coritiba estão na final do Futebol Americano

12 nov 2012 - 13h03
(atualizado às 13h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Os times que disputarão a final do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano foram definidos no último final de semana: Cuiabá Arsenal e Coritiba Crocodiles garantiram suas vagas para a partida que acontecerá no dia 24 de novembro, no estádio Eurico Gaspar Dutra, conhecido como Dutrinha, localizado na capital do Mato Grosso.

Cuiabá Arsenal e Botafogo Espectros disputaram uma vaga na final no último sábado
Cuiabá Arsenal e Botafogo Espectros disputaram uma vaga na final no último sábado
Foto: HeCordoba / vc repórter

Em uma vitória conquistada ponto a ponto, o Arsenal encarou o Botafogo Espectros, da Paraíba, no último sábado (10). Com campanhas dominantes em suas conferências, as duas equipes chegaram invictas à semifinal. O jogo foi disputado e o Cuiabá levou a melhor por apenas um ponto: o placar final foi de 21 a 20.

A outra semifinal aconteceu no domingo (11) entre Coritiba Crocodiles e Fluminense Imperadores no Clube Imperial, na capital paranaense. O tricolor carioca não conseguiu vencer a equipe de Curitiba, terminando a partida com dois pontos atrás no placar: 15 a 17.

Segundo a Associação de Futebol Americano do Brasil (Afab), o evento reuniu 34 times de 25 cidades. O campeonato foi dividido nas conferências Nordeste, Central e Sul, de acordo com os Estados de origem dos times. Cada conferência teve suas próprias divisões, e os times de cada divisão jogaram entre si para disputar vagas nas etapas seguintes.

O esporte

O futebol americano é um jogo complexo com diferentes regras e modalidades. Basicamente, um time tem quatro tentativas para avançar 10 jardas (cerca de 9 metros). A cada 10 jardas avançadas, se ganha mais quatro tentativas até chegar à linha de fundo (end zone), marcando o touchdown, que vale seis pontos.

A cada touchdown marcado, o time tem direito a um ponto extra, que consiste em chutar a bola entre as traves colocadas na linha de fundo. A equipe ainda pode abrir mão da tentativa de touchdown e chutar a bola em direção ao gol para ganhar dois pontos.

O internauta HeCordoba, de Cuiabá (MT), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade