0

Com Espanha no calcanhar, Brasil busca o hepta na Tailândia

31 out 2012
15h15
atualizado às 16h26

A Copa do Mundo de Futsal terá sua largada nesta quinta-feira, na Tailândia, com a Seleção Brasileira buscando seu sétimo título, o quinto desde que a competição passou a ter a chancela da Fifa.

Aos 35 anos, Falcão se tornou heptacampeão da Liga Futsal. O Orlândia, que havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0, empatou nesta segunda-feira por 4 a 4 com o Joinville e ficou com o troféu
Aos 35 anos, Falcão se tornou heptacampeão da Liga Futsal. O Orlândia, que havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0, empatou nesta segunda-feira por 4 a 4 com o Joinville e ficou com o troféu
Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS / Divulgação

Na luta por mais uma conquista, o Brasil mais uma vez terá como seu grande destaque Falcão. O grande antagonista será a seleção espanhola, que venceu os mundiais de 2000 e 2004, quebrando a sequência de três títulos brasileiros. Correndo por fora, estão as seleções da Rússia e Itália, que sonham com a conquista inédita.

Em 2008, Brasil e Espanha decidiram a Copa do Mundo, que teve a final disputada no Rio de Janeiro. O equilíbrio foi tão grande que o campeão só saiu nos pênaltis, após empates no tempo normal (2 a 2) e prorrogação (0 a 0).

E mais uma vez, em mundiais, um exército brasileiro vai estar em quadra, mas vestindo camisas de outras seleções. Rússia - que conta com o artilheiro da Copa do Mundo do Brasil, Vagner Kaetano, o Pula -, Itália, Austrália, e a própria Espanha - que terá a dupla Fernandão e Alemão -, juntas, utilizarão 15 atletas do país seis vezes campeão do mundo.

Esta será a primeira Copa do Mundo com a participação de 24 seleções, quatro a mais do que no torneio realizado no Brasil, quatro anos atrás. Panamá, Sérvia, Kuwait e Marrocos debutarão neste ano na competição, contudo, nenhuma deve ter papel de protagonista.

As equipes serão divididas em seis grupos de quatro, nos quais os dois melhores se garantem, além dos quatro melhores terceiros colocados. Nos dias 11 e 12 de novembro serão disputadas as oitavas de final. Já as quartas de final acontecerão no dia 14, as semifinais no dia 16, e a disputa do terceiro lugar e a final acontecerão no dia 18 de novembro.

Os jogos acontecerão em duas cidades da Tailândia, Bangcoc e Nakhon Ratchasima. Esta é a segunda vez que a Ásia recebe um mundial. A primeira foi em 2004, em Taipé, quando a Espanha venceu e o Brasil teve seu pior desempenho, ficando em terceiro lugar.

A Seleção Brasileira propiciará ao mundo ver pela última vez Falcão disputando a competição máxima da modalidade. O ala, 35 anos, vai buscar seu terceiro título e além disso uma marca histórica, já que só precisa marcar mais nove gols para se tornar o maior artilheiro das Copas do Mundo.

E ao lado do craque, não faltam talentos capazes de fazer o Brasil jogar seu melhor futsal. Nomes como o goleiro Tiago, o fixo Neto, além dos pivôs Jé, Simi e Wilde, que fazem do entrosamento a principal arma verde amarela.

A Espanha, por sua vez, manteve a base da conquista do Campeonato Europeu, na Croácia, em fevereiro, o quarto consecutivo. O principal destaque é o ala Sergio Lozano, eleito o melhor jogador do último Campeonato Espanhol, atuando pelo Barcelona. Recuperado de uma lesão muscular, o pivô Fernandão é outro nome importante da seleção.

A Rússia, que chega com cinco brasileiros para a competição, vem crescendo nas últimas competições internacionais. Quarta colocada no último mundial, a seleção do Leste Europeu deu trabalho para a Espanha, na decisão do último europeu, perdendo de virada por 3 a 1.

Terceira colocada na última Copa do Mundo, a Itália tentará repetir o desempenho recente, dessa vez com um número menor de brasileiros. Depois de jogar com 10 atletas nascidos no País em 2008, desta vez são sete, buscando um novo pódio.

A abertura da Copa do Mundo ocorre nesta quinta-feira com o duelo entre Ucrânia e Paraguai, às 8h, em Bangoc. Os brasileiros estreiam quatro horas depois, enfrentando a seleção japonesa, que tem em seu elenco o ex-jogador de futebol de campo Kazu, que teve breve passagem por Santos e Coritiba. A partida acontecerá em Nakhon Ratchasima.

Confira os grupos da Copa do Mundo de Futsal 2012:

Grupo A: Tailândia, Costa Rica, Ucrânia e Paraguai
Grupo B: Espanha, Irã, Panamá e Marrocos
Grupo C: Brasil, Japão, Líbia e Portugal
Grupo D: Argentina, México, Itália e Austrália
Grupo E: Egito, Sérvia, República Tcheca e Kuwait.
Grupo F: Rússia, Ilhas Salomão, Guatemala e Colômbia.

EFE   

compartilhe

publicidade