PUBLICIDADE

Mundial de Futsal

Trinta anos após 1º título, Brasil inicia Mundial atento às surpresas

31 out 2012 - 21h25
(atualizado às 21h55)
Compartilhar
Luan de Sousa

A Seleção Brasileira de futsal conquistou o primeiro título mundial em 1982, quando a competição ainda não era chancelada pela Fifa. Trinta anos depois, o time nacional, já hexacampeão da modalidade, almeja defender o título e a hegemonia. E para isso se mostra atento a eventuais surpresas. A Copa do Mundo de 2012 tem início nesta quinta-feira na Tailândia.

O pivô Simi, 35 anos, não se atém apenas à Espanha, principal adversária do Brasil nas últimas quatro edições. Em 2000 e 2004, o título ficou com os ibéricos. Em 2008, o Brasil, campeão em 1996 sobre os europeus, retomou a soberania.

"A Espanha é a grande rival, mas há várias seleções evoluindo, se destacando. Irã, por exemplo, tem levado muitos brasileiros para a sua liga. Portugal tem sempre uma equipe equilibrada. A Rússia é fortíssima e seguramente brigará pelo título", expôs o jogador, de volta a uma Copa do Mundo após estar na derrota de 2004.

O ala Valdin acabou, por conta de uma grave lesão no joelho no começo de 2012, fora da lista dos convocados. Ele, no entanto, foi titular da equipe nos anos anteriores e aponta os cuidados que o time do técnico Marcos Sorato precisa tomar no campeonato.

"Hoje o futsal está bastante nivelado. Espanha e Rússia são seleções fortes, mas Portugal e Irã estão com um conjunto que pode fazer a diferença também", analisou.

O Brasil, inclusive, já sentiu na pele o crescimento de outras nações. Na última Eliminatória Sul-Americana (realizada no começo do ano), o escrete verde-amarelo perdeu a semifinal para o Paraguai, ferrenho rival nacional na década de 80 e que vem ressurgindo com o comando do brasileiro Fernando Ferretti.

Assim, atento às surpresas e ainda sob a batuta de Falcão - que lesionou a coxa direita na reta final da Liga Futsal e só foi confirmado nas vésperas do embarque -, o Brasil estreia nesta quinta-feira contra o Japão (às 12h, de Brasília). Os outros adversários da primeira fase serão Portugal e Líbia.

Na preparação feita antes do torneio, a equipe sofreu uma baixa: o fixo Ciço machucou a panturrilha e deu lugar a Rafael Rato, que atua no futsal espanhol.

De volta à Seleção, experiente Simi aponta adversários que podem surpreender na Tailândia
De volta à Seleção, experiente Simi aponta adversários que podem surpreender na Tailândia
Foto: Luciano Bergamaschi / CBFS / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade