PUBLICIDADE

Gabriel Medina é eliminado em Peniche, e decisão do título vai para o Havaí

19 out 2014 - 14h29
Compartilhar

A decisão do título da temporada 2014 do Circuito Mundial de Surfe (WCT) foi adiada para a última etapa, em Pipeline, no Havaí, no mês de dezembro. O brasileiro Gabriel Medina, que poderia ser campeão de forma antecipada em Peniche (POR), foi eliminado da competição neste domingo.

Medina perdeu precocemente no evento, ainda na terceira fase. Seu algoz foi o americano Brett Simpson, que marcou 12,50 pontos, contra 12,06. Com isso, o brasileiro terminou em 13º lugar e somou 1.750 pontos para a classificação geral no campeonato. O paulista de 20 anos chegará em Pipeline com 58.300.

O brazuca e o americano fizeram uma bateria equilibrada em Peniche. Medina tomou mais a iniciativa do que o adversário e executou 11 ondas válidas para a somatória dos pontos, mas a maioria com um score pequeno. Simpson, por sua vez, foi mais cauteloso. Mas nas cinco tentativas de fazer manobras para impressionar os jurados, obteve sucesso. Em suas duas ondas válidas, Simpson computou 7,33 e 5,17, contra 6,73 e 5,33 de Medina.

Um fato que chamou a atenção de quem assistia a bateria foi que o brasileiro deixou o mar antes do fim, com dois minutos para o cronômetro zerar. Medina deixou a praia de Peniche com seu staff minutos depois de perder, e sem dar entrevistas.

Apesar da jornada negativa, o brasileiro teve algo a comemorar em Peniche. Seu principal adversário na disputa do título, o americano Kelly Slater, também foi eliminado na terceira fase, e logo na bateria seguinte.

O surfista onze vezes campeão do WCT perdeu para o espanhol Aritz Aranburu por 12,00 pontos a 6,30. Assim, Slater também ficou em 13º lugar em Peniche, e chegará em Pipeline com 51.800 pontos no ranking.

Desta forma, Medina chegará no Havaí ainda como líder do ranking mundial, independentemente das baterias que ainda serão realizadas em Portugal. O terceiro colocado no ranking mundial, o australiano Mick Fanning, soma 43.600 pontos e não poderá ultrapassar Medina em Portugal mesmo se for campeão da etapa - o vencedor levará 10.000 pontos. O máximo que ele conseguirá será roubar o segundo lugar de Slater.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
TAGS
Publicidade