6 eventos ao vivo

Americanos debatem cabelo de ginasta e irritam Serena Williams

4 ago 2012
03h45
atualizado às 04h43

"É ridiculo". Foi como avaliou a tenista americana Serena Williams, finalista do torneio olímpico em Londres, o debate que invadiu as redes sociais nos Estados Unidos: o cabelo da ginasta americana Gabby Douglas.

» Terra disponibiliza vídeos em 3D dos Jogos Olímpicos de Londres
» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres
» Veja como foram as conquistas dos brasileiros
» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Gabby Douglas virou destaque no mundo todo depois de se tornar a primeira negra a ganhar o ouro no individual geral da ginástica artística em toda a história dos Jogos Olímpicos. A americana, 16 anos, conseguiu o feito na última quinta-feira e, desde então, também virou assunto porque seu cabelo estaria feio durante as apresentações em Londres.

Os americanos iniciaram o debate nas redes sociais, principalmente no Twitter e no Facebook. Mulheres negras massacraram a atleta com críticas por acreditarem que ela devia representar bem a comunidade afro-americana e isso, supostamente, só poderia ser feito se a ginasta mantivesse os cabelos bem arrumados - e bem alisados no caso.

Nos Estados Unidos os cabelos são motivo de muita pressão para as mulheres negras. Ter o "cabelo bom" significa ser mais bonita e mais aceita na sociedade.

Assim como surgiram críticas, muitas pessoas partiram em defesa da campeã olímpica. Uma das defensoras é a tenista Serena Williams, que também é negra. A atleta, que se diz "obcecada" por Gabby Douglas, disse ao jornal USA Today que considera ridículo o que as pessoas estão falando e que os cabelos da atleta estavam lindos.

Outros tuiteiros lembraram que a ginasta estava disputando uma Olimpíada e não uma edição do American Next Top Model, programa da TV americana que revela novas modelos.

O site Sporty Afro atacou os críticos ao afirmar que as pessoas deveriam estar falando sobre a conquista de uma adolescente negra e não sobre o modo como estavam seus cabelos. A publicação ressaltou que muitas negras nos EUA até deixam de se exercitar para não suar e assim estragar os cabelos alisados. O resultado disso são doenças como o diabetes, hipertensão e obesidade. Tudo pelos cabelos perfeitos.

Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta comtextos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Gabby Douglas é campeã olímpica da ginástica, mas para muitos americanos seus cabelos importam mais
Gabby Douglas é campeã olímpica da ginástica, mas para muitos americanos seus cabelos importam mais
Foto: AP
Fonte: Terra
publicidade