PUBLICIDADE

Ginástica

Após críticas por sobrepeso, ginasta busca nova glória olímpica

15 mai 2012 - 11h32
(atualizado em 16/5/2012 às 09h22)
Compartilhar

Quando tinha 16 anos, a americana Shawn Johnson competiu nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, ganhando ganhou uma medalha de ouro e três pratas na ginástica artística. Desde então, a atleta sempre esteve sob os holofotes nos EUA. Em um ponto baixo da carreira, ganhou certo peso e não foi poupada pela imprensa e público das criticas, o que a deixou profundamente abalada. Após superar esta fase, a atleta volta à tona para buscar novos pódios na ginástica artística em Londres 2012.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

O título olímpico fez com que o nome de Shawn fosse alavancado em seu país e, mais tarde, ela foi campeã do programa Dança dos Famosos dos EUA, ganhando mais popularidade ainda.

No entanto, a ginasta sofreu uma queda de esqui e rompeu os ligamentos do joelho, quase abreviando sua carreira. Fora dos treinamentos, Shawn ganhou peso e foi atacada massivamente pela mesma mídia que a colocou como "Queridinha da América".

Segundo a ginasta, em entrevista ao USA Today, os tabloides escreveram coisas muito agressivas, pois o público estava acostumado a vê-la com 6% de gordura corporal e não como uma adolescente normal, que adora bolo de chocolate e sorvete.

Apesar de ter ficado abalada pelos comentários, a atleta disse que aprendeu bastante com o momento de dificuldade. Para ela, as pessoas enfatizam muito a aparência, e aquela foi a hora que ele começou a ser mais forte, mesmo que "os outros não quisessem" seu sucesso.

Na entrevista, Shawn disse que mesmo quando estava competindo nos Jogos de Pequim, se preocupava muito com sua imagem, e aproveitou para dizer que as pessoas não deveriam ser educadas desta maneira, pois "é muito triste".

Hoje, recuperada da lesão nos ligamentos do joelho, Shawn está de volta aos treinos pesados para ir à Olimpíada e emagreceu 11,5 kg desde que retomou as atividades.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Escocês garante três medalhas de ouro em uma única Olímpiada:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade