0

Arthur Zanetti surpreende chinês, faz história na ginástica e leva ouro

6 ago 2012
10h28
atualizado às 13h01
Marina Novaes
Direto de Londres

Candidato à medalha nos Jogos Olímpicos de Londres, o brasileiro Arthur Zanetti fez história na ginástica nacional e garantiu muito mais do que o primeiro pódio para a modalidade em um evento deste nível. Nesta segunda-feira, na North Greenwich Arena, o ginasta realizou uma segura apresentação nas argolas, com nota de partida alta, tirou 15.900 e conquistou o ouro, superando o chinês Yibing Chen, campeão olímpico em Pequim e prata nesta segunda-feira. O bronze ficou com o italiano Matteo Morandi.

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres
» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres
» Veja como foram as conquistas dos brasileiros
» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Primeiro classificado durante as eliminatórias, o chinês Yibing Chen pressionou os adversários logo no início da decisão. Campeão olímpico em 2008 nas argolas, o ginasta asiático realizou uma grande apresentação e tirou 15.800, uma grande nota. Em seguida, o argentino Federico Molinari falhou na saída e teve a pontuação final prejudicada ao terminar com 14.733. Outro favorito, o russo Aleksandr Balandin cometeu falhas e finalizou com 15.666.

Depois do chinês, a segunda grande apresentação da tarde em Londres ficou a cargo do italiano Matteo Morandi. O ginasta ficou com 15.733 e assumiu o segundo posto. Na sequência, o búlgaro Iovan Iovtchev, mais velho atleta na decisão com 39 anos, não cravou a saída das argolas e recebeu apenas 15.108 pontos dos juízes da decisão. O portorriquenho Tommy Ramos, em seguida, tirou 15.600 e não entrou no grupo dos medalhistas.

Antes da apresentação do brasileiro, o russo Denis Ablyazin, outro dos favoritos ao pódio, arrancou aplausos empolgados do público, mas cometeu um pequeno erro na saída que comprometeu a nota, que permaneceu em 15.633. Responsável por encerrar a competição, Zanetti dominou a prova. Com uma nota de partida alta e uma apresentação extremamente segura, o brasileiro convenceu os árbitros e somou 15.900 pontos, número suficiente para vingar-se da prata no Mundial de 2011, vencido pelo chinês, e garantir a segunda medalha de ouro do País nos Jogos - a primeira foi conquistada por Sarah Menezes, do judô.

Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Zanetti fez história e conquistou a primeira medalha da ginástica em Olimpíada
Zanetti fez história e conquistou a primeira medalha da ginástica em Olimpíada
Foto: Getty Images
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade