PUBLICIDADE

Ginástica

Destaque da ginástica masculina, Zanetti aposta em ouro olímpico

11 jan 2012 - 08h16
(atualizado às 11h09)
Compartilhar
Ulisses Neto
Direto de Londres

Mesmo sem conseguir a classificação por equipes para os Jogos Olímpicos de Londres, a ginástica masculina brasileira já pode considerar 2012 um ano histórico. Pela primeira vez o País terá três atletas competindo individualmente em uma Olimpíada.

» Veja conquistas amorosas dos atletas que podem brilhar em Londres

» Confira os brasileiros que já garantiram vaga nos Jogos de Londres

Diego Hypolito e Arthur Zanetti garantiram as classificações no ano passado com as medalhas conquistadas no Mundial de Tóquio. O País ainda conseguiu uma terceira vaga olímpica pelo desempenho em 2011 e Sérgio Sasaki deve ser o indicado pela Confederação Brasileira para participar da competição.

Por esses motivos, os ginastas nacionais não se abateram com o 6º lugar no Pré-Olímpico, realizado nesta terça-feira, na arena de North Greeenwich, em Londres. Apenas os quatro primeiros times (Grã-Bretanha, França, Espanha e Itália) conseguiram vaga para a Olimpíada.

Os atletas lamentaram o fato de não classificar a equipe brasileira para os Jogos, o que seria mais um feito inédito no ano. Mas eles comemoraram os resultados obtidos nas últimas competições e destacaram o surgimento de novos atletas com potencial para a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

Arthur Zanetti, considerado o grande nome da atual Seleção ao lado de Diego Hypolito, já fala até em medalha de ouro nos Jogos de 2012. A esperança do paulista, 21 anos e natural de São Caetano do Sul, tem fundamento. Destaque nas argolas, ele conquistou medalhas de prata no Mundial de Tóquio e no Pan-Americano. Mesmo assim, disse não estar satisfeito.

O ginasta esperava o ouro em Guadalajara. Mas por 25 centésimos a medalha foi para os Estados Unidos. Agora, ele mira a Olimpíada de Londres para aprimorar a performance e alcançar o topo.

"Claro! Qualquer medalha já vai ser uma enorme satisfação. Mas eu vou buscar o ouro. Eu acredito que tenho chances de ouro, sim", afirma, com extrema convicção. Depois do Pré-Olímpico, Zanetti vai retornar ao Brasil e trabalhar no que precisa ser feito para conquistar o primeiro lugar.

"Estamos aumentando o grau de dificuldade nas minhas séries. Também estamos tirando descontos, que muitos outros ginastas têm, como um chaveamento de punho, que é uma coisa simples, mas que acaba prejudicando. Então estou trabalhando nesses pontos para que a minha nota seja a maior possível".

Entretanto, traçar um ouro olímpico como objetivo resulta em pressão inevitável por parte de torcedores, jornalistas e técnicos. O que, segundo Zanetti, não o assusta. Pelo contrário, serve de estímulo.

"Não me influencio por pressão. Eu mesmo coloco a minha própria pressão e acho que já é o suficiente. De qualquer forma, a expectativa de fora, às vezes, também é algo bom, ajuda no desempenho. Serve muito de estimulo. Sei me controlar nisso", completou o ginasta.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Artur Zanetti acredita que tem chances de ser medalha de ouro na Olimpíada
Artur Zanetti acredita que tem chances de ser medalha de ouro na Olimpíada
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade