PUBLICIDADE

Ginástica

Equipes brasileiras de squash, handebol, tiro e ginástica chegam a Guadalajara

8 out 2011 - 15h25
(atualizado às 19h13)
Compartilhar
Emanuel Colombari
Direto de Guadalajara

As delegações brasileiras de handebol masculino, squash, tiro e ginástica rítmica desportiva (GRD) desembarcaram neste sábado em Guadalajara para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de 2011. Os times viajaram da Cidade do México no voo AM 108, e chegaram por volta das 12h34 (14h34 de Brasília), com 24 minutos de atraso em relação ao horário previsto.

Atual bicampeã da competição, a equipe de handebol tenta o tricampeonato, uma vez que a medalha de ouro classificará o Brasil para a Olimpíada de Londres em 2012.

O time embarcou de São Paulo na noite desta sexta sem dois jogadores: o pivô Ales e o ponta esquerda Felipe Borges, que estão na Europa com as equipes deles, e devem chegar ao México apenas na segunda. Dos 15 atletas da lista, apenas os experientes Renato Tupan e Jaqson fizeram parte das duas conquistas anteriores.

Segundo Tupan, Brasil e Argentina lutarão pelo ouro. "Brasil e Argentina é isso aí. Sempre que entrar em quadra, vai sair faísca", disse, relembrando as animosidades recentes entre os jogadores dos dois lados. O atleta também comentou que não vê outros favoritos na competição. "Se a gente entrar em quadra impondo nosso ritmo, acho que a gente não vai ter dificuldades com outras equipes. Acho que tem que entrar sério, porque todo jogo vale", comentou.

Os primeiros treinamentos da Seleção Brasileira acontecem neste domingo. A exemplo do que vai ocorrer com a equipe feminina, os jogadores do Brasil também devem trocar a Vila Pan-Americana por um hotel próximo ao Ginásio San Rafael, local das partidas. Desta forma, o time do técnico Javier García Cuesta igualmente evitaria os problemas com trânsito na cidade.

A Seleção Brasileira está no Grupo A do torneio masculino, e enfrentará Canadá, Venezuela e Chile na primeira fase. Principal rival do Brasil, a Argentina encabeça o Grupo B, com Estados Unidos, República Dominicana e México. Os dois primeiros de cada chave vão às semifinais, e os vencedores fazem a final no dia 24.

Tiro

Na equipe de tiro esportivo, apenas Janice Teixeira e Rodrigo Bastos, da fossa olímpica, desembarcaram na cidade-sede do Pan, encabeçando a lista de 22 atletas do Brasil na modalidade. No domingo está prevista a chegada de Roberto Schmits, que também é atleta especializado em fossa olímpica. A equipe de tiro chegará aos poucos a Guadalajara, já que as competições da modalidade serão disputas em dias separados.

Os atletas, que desembarcaram pelo saguão principal, inicilamente não falaram com a imprensa pois perderam algum tempo registrando as armas e seguiram direto para a Vila Pan-Americana. Posteriormente, concederam entrevistas. À imprensa, Janice apontou a imprevisibilidade da disputa na categoria.

A equipe teve uma baixa a lamentar a poucos dias do Pan: Cibele Breide Martins, que foi cortada em 30 de setembro após a organização determinar a redução de atletas por país nas provas de Pistola de Ar feminino e Pistola 25 m feminino, que serão disputadas no máximo por três atletas de cada nacionalidade - o Brasil tinha quatro atiradoras nas provas em questão.

As provas do tiro esportivo serão disputadas no Clube Cinegético Jaliscense e no Polígono Pan-Americano de Tiro. Ao todo, serão 15 categorias, sendo nove masculinas e seis femininas.

Squash e Ginástica

As equipes de squash e ginástica também desembarcaram neste sábado em Guadalajara, no voo AM 108, mas não falaram com a imprensa. Diferentemente do handebol e do tiro, as duas equipes desceram direto na pista do aeroporto mexicano e seguiram para a Vila Pan-Americana.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade