0

Jornal: Pistorius não é o primeiro atleta amputado da história

6 jul 2012
09h22
atualizado às 10h55

Na edição desta sexta-feira ,o jornal italiano Gazzeta dello Sport mostra que o sul-africano Oscar Pistorius não será o primeiro atleta amputado a disputar os Jogos Olímpicos. De acordo com o diário, houve dois atletas que participaram antes dele: o americano George Eyser, na olimpíada de 1904, em Saint Louis, e o húngaro Oliver Halassy, nos Jogos de 1928, 1932 e 1936.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Eyser teve parte de sua perna esquerda amputada quando um trem lhe atropelou. Após o acidente, o ginasta passou a usar uma prótese de madeira. Ele ficou conhecido nos Jogos de Saint Louis, quando ganhou seis medalhas em único dia, incluindo três ouros nas competições de ginástica artística.

Já Halassy sofreu um acidente de carro na infância e teve parte de sua perna esquerda amputada. Ele foi jogador de pólo aquático e ganhou a medalha de ouro nos Jogos de Amsterdã, em 1928, quando jogou todas as quatro partidas e fez três gols. Em 1932, nos Jogos de Los Angeles, fez três jogos e não marcou nenhum gol, mas conquistou a seu segundo ouro.

Em 1936, na Olimpíada de Berlim, Halassy jogou sete partidas e conquistou a medalha de prata. Além do pólo aquático, o húngaro participou de alguns eventos de natação, porém não obteve o mesmo sucesso.

Pistorius fará parte da equipe de atletismo da África do Sul. O atleta conseguiu o índice para correr os 400 m e foi convidado pela Confederação sul-africana a correr o revezamento 4x400 m pela equipe de seu país.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Oscar Pistorius não será o primeiro atleta que tem membros amputados a participar dos Jogos
Oscar Pistorius não será o primeiro atleta que tem membros amputados a participar dos Jogos
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
publicidade