0

Primeiro 10 da ginástica, Comaneci dança tchu, tcha no Maracanãzinho

27 out 2012
13h22
atualizado às 15h10

Em 1976, na Olimpíada de Montreal, no Canadá, uma menina romena de 14 anos chocou o mundo com uma performance perfeita nas barras paralelas. Premiada com a primeira nota 10 da história do esporte, que nem o placar eletrônico do ginásio estava preparado para anunciar, ela saudou o público com um sorriso no rosto e voltou ao banco da equipe romena, sem muita noção de que aquela rotina a tornaria uma lenda do esporte.

Trinta e seis anos depois, a mesma menina, agora com 50 anos, foi mais uma vez aclamada pelo público na manhã deste sábado, no Maracanãzinho. Só que, desta vez, além do sorriso, ela retribuiu também com uma dança das mais populares do País. Em sintonia com o entusiasmo das arquibancadas, Nadia Comaneci e seu marido Bart Conner, bicampeão olímpico na ginástica, fizeram a coreografia do "tchu tcha".

Os dois foram padrinhos do V Torneio Estudantil de Ginástica, que reuniu mais de 1.500 crianças na capital fluminense, sede dos Jogos Olímpicos de 2016. "Se soubesse que iria dançar, teria vindo de calça comprida. Adorei participar desta iniciativa que vê o desenvolvimento da ginástica como uma forma de inclusão social. Espero, do fundo do coração, participar dos próximos eventos e celebrações aqui no Brasil, fazer parte desse carnaval da ginástica", agradeceu a romena, que teve sua coreografia prejudicada por estar vestindo uma saia.

Promovido desde 2008 pela Federação de Ginástica do Rio de Janeiro, o Torneio Estudantil de Ginástica recebeu crianças a partir dos seis anos de idade, oriundas de instituições que promovem a ginástica no estado. Para participar do evento, que tem como objetivo primordial a difusão da prática da ginástica, era preciso estar matriculado em escolas públicas ou privadas.

"Fico feliz de ver iniciativas como esta, pois a vida saudável e a prática esportiva são um caminho ótimo para que as crianças se desenvolverem", afirmou Conner.

Ex-ginasta arriscou passos de "Tchu tcha", música que está em alta no País
Ex-ginasta arriscou passos de "Tchu tcha", música que está em alta no País
Foto: Mônica Garcia / Terra
Fonte: Lancepress!
publicidade